RSS

Futebol & Política

07:29

Engraçado: comecei o post num horário em que os números equivalem ao mês e dia do meu aniversário.

Dita esta bobagem, a segunda-feira amanheceu parcialmente nublada, e vem calor por aí. Os termômetros marcavam de 12 a 16ºC entre 6:53 e 7:02.

 FIQUEI FELIZ…

…em saber que, apesar de não entender quase que absolutamente nada de fubebol, entendo menos ainda de política.

Eu não tinha dúvida nenhuma de que a Deputada Federal Manuela D’Ávila iria para o segundo turno. A identificação com a juventude votante não foi tão grande assim, como eu imaginava.

TAMBÉM NÃO FOI…

…tão “esmagadora” a votação que levou o atual Prefeito para o segundo turno. A palavra entre aspas foi usada por ele, em discurso inflamado, na noite de ontem, logo após saber que estava confirmado na 2a. etapa  de votações. Ele não fez nem o dobro da segunda colocada, e a abstenção + brancos + nulos foi = a 30% do total de eleitores. Ele ficou com 43,83% de votos válidos.

Rosário e Manuela ficaram com algo em torno de 38% dos votos válidos, fora os candidatos menores, e aí, somando os outros 30% do eleitorado que anulou, votou em branco ou se absteve, percebe-se que “esmagadora” foi a rejeição dos eleitores à nominata que lhes foi apresentada.

 

CONVICÇÃO

Mesmo tendo uma visão descrente, desiludida e distorcida da política, algumas coisas estão bem claras na minha cabeça: ao afirmar que vai buscar apoio da Governadora (aquela senhora cujo nome me recusa escrever aqui) do RS, José Fogaça está assumindo que gostaria de vê-la no palanque a seu lado, durante a retomada da campanha, que inicia amanhã, nos meios de comunicação.

(Obs.: o TRE homologa hoje o resultado das eleições. O prazo mínimo para o reinício da campanha eleitoral gratuita, com 10 minutos para cada candidato, é de 48 horas. Para mim, isso daria 4a.-feira, mas disseram no rádio que só na 5a. a campanha poderia recomeçar. A menos que os partidos entrem em acordo para iniciar mais tarde, dando mais tempo para os candidatos se prepararem. O segundo turno será, mesmo, no dia 26. Faltando, portanto, 20 dias.)

Significa dizer que ele é simpatizante do modelo de governo daquela senhora e do partido dela. Ele provavelmente aprova a política de administração pública e gerenciamento de problemas que ela vem desenvolvendo no RS. Ele provavelmente concorda com o estado geral da saúde, das estradas estaduais, concorda com o modelo de administração da segurança pública que ela vem impondo, concorda até com o modelo de educação que está sendo aplicado no Estado.

Se antes eu já tinha convicção de que não queria este senhor à frente da administração municipal por mais quatro anos, por mais que ele diga que ame a cidade, agora desejo isso ainda menos. Tanto estou convicto de que o quero longe da Prefeitura, que, para o segundo turno, sou capaz de dar meu voto a quem afirmei aqui, em outras oportunidades, que jamais daria.

Mas agora não se trata mais de “tanto faz” quem seja o prefeito, agora se trata da minha convicção de que o que ainda tem mandato não pode ficar. Isso, para nem falar no Professor Girafalis, digo, o candidato a vice, José Fortunatti.

QUANTO AOS OUTROS

Não escutei a todos eles.

O discurso de Onyx Lorenzoni, após o resultado, foi igual ao que apresentou durante a campanha: ele continuou prometendo coisas, ou seja, em 2012 vai voltar. 

Luciana Genro falou, falou e falou sobre a esquerda que não se vende, que não compactua com a corrupção, que é uma esquerda autêntica, que mostrou que podia apresentar um novo modelo de projetos para a cidade. Uma esquerda que com este discurso também não foi para o segundo turno. De duas maneiras, uma, confirmada, a de que não teve cacife para isso entre o eleitorado, a outra, que, segundo ela, não vai apoiar nenhuma das duas correntes que venceram as primeiras eleições.

Manuela fez o melhor discurso de quem não chegou ao segundo turno, agradeceu a militância, aos partidos aliados, ao seu candidato a vice, Berfran Rosado, e ao povo de Porto Alegre. Em 2012 ela vem de novo, posso apostar.

Vera Guasso aconselhou os seus menos de 1% de eleitores que não fazem diferença nenhuma a anularem seus votos.

Contando: 180 dias para o centenário do glorioso Sport Club Internacional, que só em 2006 ficou internacional de verdade, 796, 2043, 612, 1104, 87, 2654, 1390 dias para a Olimpíada de Londres, em 2012, 13, 62, 34. (107, 132)

QUASE ENLOUQUECI…

…ao escutar, sábado, durante a transmissão da Rádio Gaúcha, que Perea é titular indiscutível no Grêmio. Mas nem devia me sentir assim, afinal, se sou o único que enxerga que aquele cidadão não joga nada, está confirmado que não entendo nada de futebol.

Entretanto, não é só isso que me deixa louco, tem também a peculiar situação de que, sendo ele titular imexível, sobram cinco jogadores para a disputa de uma posição, a saber, Marcel, Morales, Soares, Reinaldo e André Luis, dos quais, na minha visão de quem nada entende, apenas dois, Soares e Morales, têm condições de incomodar as defesas adversárias.

Na mesma balada, no meio de campo gremista a única convicções minha é Rafael Carioca. Tcheco está de novo se revelando o mesmo nervosinho de sempre, William Magrão talvez seja uma boa opção no lugar dele, e depois sobram, Orteman, Souza e agora Douglas Costa. Aliás, este, fiquei feliz em saber que o problema que o tirou de campo no sábado foi só cãibras, mas duvido muito que, mesmo tendo mostrado muito bom futebol, fique no time, porque Celso Roth tem lá suas preferências, e já está comprovado que, para ele, mais vale nome do que futebol no corpo.

Um dos meus cunhados, colorado de quatro costados, estava lá na casa dos pais, ontem, me disse que gostaria de ter na lateral direita do Inter alguém como Paulo Sergio, e eu perguntei para ele “aonde eu assino?

Mas propus uma troca: já que ninguém gosta do Ricardo Lopes e até ele queria o Paulo Sergio no time colorado, nós mandamos, mas eles nos mandam o Marcão, já que o Grêmio não tem ala esquerdo. Élder e Anderson Pico não existem. Então poderia ser assim, Marcão vem, Paulo Sergio vai, com duas multas bem altas em nosso favor: uma para o caso de querem o Marcão de volta e outra para o caso de quererem devolver o Paulo Sergio.

PERGUNTINHA

Paulo Odone, como político, não conseguiu colocar sua candidata no segundo turno da eleição municipal. Para a sucessão presidencial no Grêmio, está com grades dificuldaes para emplacar o seu candidato.

Será que agora ele virou pé frio?

ENCONTRO de SEIS

Outro dia li, numa revista Caras (toda vez que pego um exemplar desta construtiva revista brasileira, vou direto a uma página em que são publicadas frases de pessoas que eventualmente fizeram alguma diferença no mundo), uma frase que a mim, pelo menos, vai render muitas reflexões e porque não dizer inspirações.

Não lembro exatamente quais as palavras usadas, e muito menos recordo seu autor, mas diz algo parecido com: “um encontro de duas pessoas compreende a participação de pelo menos seis: as pessoas como são vistas pela outra, como elas mesmas se vêem e como realmente são.

Tremendamente inspirador.

O QUE eu ESQUECI…

…foi de pegar o caderno Donna, da ZH deste domingo, em que havia uma matéria sobre “porque os homens desaparecem de repente de um relacionamento“, e que eu também achei que poderia ser muito inspiradora.

Me passou pela cabeça de que seria de grande utilidade juntar esta matéria com a frase anterior e colocar algumas idéias no papel e depois transcrevê-las para a telinha. Pensei em pegar, mas esqueci, porque aconteceu de eu estar tomando café e a filha voltar para casa por ter esquecido de pegar um livro que tinha que devolver à biblioteca da faculdade, e isso desviou a minha atenção.


4 Comments Add Yours ↓

  1. 1

    BUENAS!
    Te mandei um email pelo direto sobre o calendário dos vales e os novos valores dos beneficios.

  2. 2

    Carrefour aceita pagamento de gasolina com REFEISUL.
    Pedir apoio daquela Sra Paulista para o segundo turno é pra matar…
    Funcionários do municipio que se CUIDEM!!!!

  3. 3

    PPR AMANHÃ NA CONTA!!!
    DIA 03 DIFENÇA VALES – OK
    DIA 10 VALE RANCHO
    DIA 13 DIFERENÇA DE JULHO/AGOSTO/SETEMBR0
    DIA 16 VALE ALIMENTAÇÃO
    DIA 28 VALE TRANSPORTE
    QUE MÊS BOM ESSE!!!!

  4. Ronaldo #
    4

    PPR (50%) na conta !!!



Your Comment