RSS

A Pessoa Preparada

QUANDO APARECE…

Falando de mim mesmo na terceira pessoa: os fatos do passado não definem nem a pessoa atual e muito menos as situações que podem ser vividas no presente. Tantas e tantas coisas aconteceram em outras épocas que nos fizeram sentir a ilusão de que poderíamos escapar de cruzar na próxima esquina com alguém que quebraria nossas barreiras e depois nos reconstruiria pedaço por pedaço.

Por mais que pensemos que podemos nos conhecer, a verdade mais clara parece ser a de que nunca estamos totalmente fechados. De tempos em tempos (e às vezes em algumas poucas oportunidades) aparece alguém de cuja influência não pensamos em escapar. Alguém eventualmente pode surgir e contrariar todas as nossas expectativas negativas baseadas em coisas do passado que aconteceram promovidas por pessoas que costumamos chamar de erradas, mas essa é uma outra compreensão que precisamos ter: não existem pessoas erradas, nem pessoas certas.

O que devemos ter em mente é que existem pessoas preparadas e pessoas despreparadas.

Uma ainda outra compreensão que devemos ter é que em relação às outras pessoas, todos nós, e quando digo todos nós, estou me incluindo, nunca podemos ter certeza se estamos preparados ou despreparados. Repetindo: em relação às outras pessoas. Porque podemos estar preparados para algumas pessoas e para outras não, assim como pessoas podem estar preparadas para nós e outras não.

E uma terceira compreensão que precisamos ter é a de que ninguém sabe se está ou não preparado para alguém antes de começar a conviver. Não tem como, porque as circunstâncias e os elementos que dão a ideia sobre a preparação ou falta dela só se apresentam depois.

Voltando à primeira pessoa: posso estar preparado (ou posso me sentir assim) para receber alguém em minha vida, mas não tenho como saber para que tipo de pessoa estou preparado, assim como as outras pessoas não têm como saber se estão ou não preparadas para mim. Invariavelmente, é um tiro no escuro.

Entretanto, isso não me impede de afirmar que quando a pessoa para a qual estamos preparados aparece e acontece de ela também estar preparada para nós é como se estivéssemos dentro de um conto de fadas, mas, como contos de fadas não existem, a vida real se torna muito mais bela.

Voltarei a este assunto.


1 Comments Add Yours ↓

  1. Picida ribeiro #
    1

    Nao ha como prever,como saber
    So viver e vera



Your Comment