RSS

À Vontade

E VAI MELHORAR

Enquanto isso escuto o barulho da chuva batendo na janela do sacadão. Penso no que meu filho disse outro dia sobre a preocupação dele e da nora 0por eu passar o tempo todo sozinho, e se isso não me deixa triste, apesar de sempre ter alguém com quem falar na internet. O que eu disse a ele é o que acontece de verdade, não me sinto nem triste, nem sozinho, porque é a vida que estou escolhendo para mim.

Na verdade, não tem como me sentir sozinho quando estou cercado por um bando de gente barulhenta, e no momento em que escrevo em algum dos apartamentos de cima está rolando uma briga que imagino que seja de casal pelo tom de voz que o homem usou há pouco. A mulher dizendo que não quer palavrão, chamando alguém de bagaceiro. Isso, entre todos os outros ruídos que me cercam, aqui, não me deixam triste, me deixam com raiva.

Eu queria o silêncio, para poder escutar apenas o som da chuva lá fora.

Uma coisa que penso em fazer, quando estiver na nova casa: numa noite de chuva, ficar sentado na sacada olhando para a rua, e também com uma televisão por perto ligada em algum jogo de futebol que não seja nem de Grêmio, nem de Inter, para que eu possa apenas ficar sentado, sem fazer anotações.

Quando se tem este tipo de desejo, sonho, ou preocupação, digamos assim, primeiro é porque a vida certamente está muito tranquila; segundo, a tristeza passa longe do vivente. Isso é que o mais importante, não importando se a pessoa está sozinha ou não. Como atestou há pouco o desentendimento no apartamento vizinho, estar com alguém do lado não é garantia nem de felicidade, nem de uma vida tranquila.

Passar a maior parte do tempo sozinho não necessariamente precisa significar uma vida de tristeza. Nem de intranquilidade. Cada um vive a vida que cria para si. Cada um sabe se consegue ou não conviver a sós com os próprios pensamentos e sentimentos. Em quaisquer das situações (com alguém do lado ou sozinho) o mais importante é estar numa vida tranquila e se sentir feliz.

E acredite quem me lê neste momento: isso retarda o envelhecimento.


Your Comment