RSS

Algumas Questões

“A apatia só pode ser superada com entusiasmo. O entusiasmo pode ser despertado apenas por duas coisas: primeiro, um ideal que leva a imaginação de assalto, e a segunda, um plano definido e compreensível para pôr este ideal em prática.” – Arnold Toynbee

PARA DESPERTAR

Bueno.

Falando para nós, que temos mais de 55 anos, e nos encaminhamos para a aposentadoria (não falo da aposentadoria no papel, que é o meu caso, mas da aposentadoria prática, o ato de parar de vez de trabalhar), da frase ali em cima, resultam algumas perguntas, que servem para mim, servem para qualquer pessoa da minha faixa de idade em diante: o que desperta o seu entusiasmo? Você tem algum projeto pessoal a realizar? Em caso positivo, quais seus planos para atingir o objetivo? O plano desperta seu entusiasmo?

Em caso negativo, por que não tem entusiasmo? Por que não tem um objetivo? Por que não tem um plano?

Eu tenho um plano: aprender. Aprender sempre, cada vez mais, e a cada dia que passa aumenta meu entusiasmo por aprendizado, porque conhecimento é a única coisa que abre todas as portas. Conhecimento sobre qualquer coisa.

IMG_0581

Imagine-se tendo conhecimento sobre como administrar uma empresa. Não é coisa que se nasça sabendo. Tanto que tem até faculdade para isso. Existe dentro de nós um grande potencial, e melhor do que isso, existe espaço para o conhecimento. E para o entusiasmo que aprender pode nos ajudar a reencontrar.

Todos temos perguntas para responder. Às que listei junta-se mais uma: de que lado você quer estar? Dos com ou sem entusiasmo?


Your Comment