RSS

Chegando a Hora

DENTRO do PLANEJADO

Com a proximidade da chegada do mês de abril estou entrando na reta final da preparação na estratégia de pagamento à vista do saldo devedor do imposto de renda.

A redução nos valores das faturas dos cartões de crédito chegou finalmente a um nível que poder ser considerado como substancial e no mês de março estou abrindo mão da compra de quaisquer novos livros, por mais que haja nomes na lista que, até onde sei, não vão desaparecer dos estoques dos fornecedores, e se isso acontecer será mais um motivo para não comprar.

A ideia que me surgiu foi de ao longo do mês de abril não fazer nenhum depósito na poupança, ou então depositar um mínimo por dia, quem sabe na base de 1/5 do que venho normalmente depositando. Na verdade, as hipóteses são várias.

Uma delas diz respeito ao fato de que o débito da Receita Federal acontece no último dia útil do mês. No caso de abril, este acontecerá na sexta-feira 28. Eu poderia correr o risco de passar três dias do final de semana (tem feriado na segunda) tendo usado uma parte do valo do cheque especial, à espera de que caia a folha de pagamento 1 na terça? Lembrando que nesta mês o Banrisul mais do que triplicou unilateralmente os valos do CE e do Banricompras, depois de mais de dez anos.

Acho que poderia arriscar se não houvesse este hiato de três dias. Se fosse de um dia para o outro.

Eu posso também não fazer nenhum depósito na poupança deixando o saldo na conta corrente para ir custeando as despesas ao longo do mês, que fora as faturas dos cartões e as parcelas dos consórcios não são muita coisa. Na virada do mês de março para abril vou ter um saldo equivalente a 1/4, quase 1/3, do que tenho que pagar de saldo do IR. Como não pretendo novamente fazer compras de livros e/outros produtos até as datas limites do mês de abril, significa que, quando entrar o mês de maio, não haverá aumento de despesas, pelo contrário, a tendência é de mais redução.

Tudo isso para que possa, a partir de maio, retomar os depósitos na poupança ao nível em que estavam acontecendo no segundo semestre do ano passado.


Your Comment