RSS

Dia 146 – 2019 / Semana 22

domingo

Hora da Postagem

08h52min

Em Porto Alegre a umidade relativa volta a pegar o elevador para cima, oscilando entre 95 e 100%; a temperatura mínima apresenta quadro de estabilidade, na casa dos 11°Celsius; a neblina que nos envolve no amanhecer dá o tom de que  dia será ensolarado,e a expectativa de retorno da chuva fica para a segunda-feira; a velocidade média do vento mais uma vez perde força, com movimentação entre 2 e 5 km/h; a temperatura máxima tem pequeno avanço, com variação de 21 a 23°. No momento desta publicação, 12°. Dados de aplicativos de clima para celular (Yahoo Tempo, Accu Weather, GoWeatherForecast, Tempo Agora, Radar Meteorológico).

²

Bom, então aconteceu que faltando pouco mais de meia-hora para o início do jogo do Grêmio na noite de sábado o filtro do aquário maior parou de funcionar. Nem preciso dizer que nessa hora me bateu o pânico, né? O que eu faço agora, cuido deste problema ou cuido do jogo?

Comuniquei a Lisiane pelo Whats e ela deu duas sugestões, encher o reservatório, que estava, já, cheio, e procurar no You Tube. Esta segunda sugestão eu tentei pelo celular ainda antes do começo do jogo, fazendo alguns procedimentos que não deram certo, claro, porque cada minuto mais perto da hora do começo da partida me fazia prestar menos atenção no que estava fazendo.

Com o pensamento voltado para a lembrança de que os peixes podem segurar a onda de até três horas sem oxigenação, decidi largar tudo, ali, e ir acompanhar o primeiro tempo do jogo. No entanto, ao longo daquele período, fiquei com o You Tube aberto no PC e bisbilhotei alguns vídeos até que encontrei um em que era ensinado como abrir e limpar o miolo de uma peça do motor. Deixei o vídeo travado num determinado ponto, para não esquecer.

Depois de todas as confusões da primeira etapa, no intervalo voltei à sala e fiz exatamente o que era mostrado no vídeo, encontrando uma leve sujeirinha. Bastou recolocar a peça no lugar e a água recomeçou a passar. Lá no início do texto esqueci de mencionar, mas o problema foi que o motor funcionava, mas não estava puxando a água.

Depois que mexi ela voltou a correr, e então agora, na próxima vez, já sei o que fazer. Agradeço à Lisi por ter me sugerido o You Tube, que eu até acabaria lembrando de consultar, mas não com a rapidez da sugestão dela.

¹

A situação de um problema e/ou um imprevisto cuja solução dependa de mim pode provocar uma de duas reações: posso manter a calma num primeiro momento, quando eu sei o que fazer para resolver (nesse caso, consigo manter a frieza, resolver o problema, e depois ficar pensando nas consequências do que eu fiz – ou não, se não for nada grave). Ou posso ficar nervoso quando a solução do problema/imprevisto  depende de mim e eu não sei o que fazer num primeiro momento.

Quando é assim a frieza demora um pouco a voltar. Só depois de um tempo eu recomeço a raciocinar direito. No caso descrito acima, sempre pensando na questão do tempo de sobrevivência do peixe sem oxigenação, eu estava pensando seriamente em sair imediatamente depois do jogo para comprar outro filtro.

Na hora em que o aparelho parou de funcionar eu entrei em pânico, porque não tinha a menor noção do que fazer. E tinha ainda o outro “compromisso” citado, chegando a hora, e bem naquele momento tinha que acontecer o problema.

A comparação foi com o acaso de algum dia o aparelho para de funcionar em um momento em que nem a Lisi, nem eu, estivéssemos em casa. No dia anterior fomos à casa dos meus pais, e no anterior a este estivemos em Arroio dos Ratos. Nas duas situações passamod bem mais do que três horas na rua. E aí, como seria?

Por isso decidi cuidar do jogo, antes de tentar continuar resolvendo. Precisava me acalmar. A diferença foi que quando vim para o escritório jpa tinha na cabeça a sugestão de olhar o You Tube. Se não a tivesse (no caso, se não tivesse me comunicado com a Lisi), mais cedo ou mais tarde a ideia teria surgido. Teria sido apenas a questão do tempo que levaria para eu recuperar a frieza e recomeçar a pensar com calma.

Foi por não estar pensando com calma que comuniquei a ela o problema e recebi a sugestão do You Tube. Tenho que pedir desculpas por ter mandado mensagem quando ela estava trabalhando. Agora já sei até o nome do modelo de filtro que temos ali, para não ter que incomodar de novo em situação parecida.

Espero que a próxima vez demore bastante.

Se quiser visualizar as fotos do quadro do tempo acesse o link Quem Vai Querer Saber, lá embaixo. Será redirecionado para um álbum no Facebook.


Your Comment