RSS

Dia 341 – 2013

sábado

Horário brasileiro de Verão

11:29

O dia amanheceu com céu totalmente nublado, porém não havia previsão de chuva. Antes das 9 a situação havia mudado. Agora se apresenta ensolarado, parcialmente nublado. A temperatura deverá sofrer elevação para 29ºC. Às 6:28 a marca era de 17º, na curva do Hipódromo.

Mistério sempre há de pintar, e quase sempre pinta, na vida do vivente.

Ontem à tarde, na primeira tentativa que fiz de acesso à internet, em casa, não havia sinal. Conhecedor dos procedimentos padrão para estes casos, desliguei todo o equipamento, tirei o cabo de rede na entrada do micro e deixei alguns minutos assim. Quando religuei o sinal havia voltado, porém o led de internet do modem em vez de estar verdinho piscando, estava vermelho intermitente.

Para mim isso é sinal de que a qualquer momento a conexão pode cair. Então tratei de dar uma corrida para postar os dois textos de ontem, aqui, mas ao mesmo tempo liguei para a OI, para especular sobre o problema. Daí começa a complicação, porque tive que passar pelo menu eletrônico três vezes, sendo que nas duas primeiras a ligação caía quando era transferido para um atendente.

E antes disso, a primeira coisa que o menu pede é que se digite o número do telefone com o DDD. Eu fazia isso e incrivelmente recebia a informação de que o 51 não havia sido reconhecido. Mais incrível do que isso, pedia para digitar o DDD em separado, e depois o número do telefone, então a ligação completava.

Depois das duas primeiras quedas, minha insistência foi recompensada (?) com atendimento por uma moça, que depois de algumas verificações me disse que desde o dia anterior havia acontecido uma falha massiva na região sul, e como esta faz parte da área 2 de atendimento da OI, ainda estavam tratando do problema de rompimento de fibra óptica. O problema atingia alguns usuários, não todos, e até ser solucionado em definitivo a conexão poderia permanecer instável, ora funcionando, ora caindo. E não havia previsão de normalização, o que julguei compreensível.

O mistério ficou por conta de que às 23 horas, quando o sinal do led estava verdinho piscando, mesmo eu desligando o estabilizador, onde está ligada uma régua de tomadas, e nela está plugado um abajur. O normal é quando eu desligo o estabilizador, o abajur desliga automático, mas ontem mesmo com o estabilizador desligado, tanto o abajur quanto o roteador estavam funcionando. Eu soube disso quando fui desativar a conexão wi-fi do celular (porque ele pega uma conexão aberta que existe no condomínio) e vi que estava conectado ao meu D-Link, e eu pensei, como pode isso, se está desligado?

O pior é que estava desligado, mesmo, a partir do estabilizador, mas a luz do abajur acendia e mais do que isso, o PC estava ligando, mesmo com o estabilizador aparentemente desligado (led indicativo apagado). Liguei, o led acendeu, desliguei, apagou de novo, mas o abajur continuou aceso, o PC continuou ligado e o roteador continuou dando conexão para o celular.

E eu tinha que dormir, por causa do plantão de sábado, portanto não fiquei tentando desvendar o mistério.

A madrugada foi de novo boa de dormir, mas eu não sei se acordava arrepiado por causa do ar geado que entrava pela janela ou por causa dos sonhos estranhos. Hoje não recordo nenhum. Acho que o frio da madrugada me faz sonhar com coisas assustadoras. Não podia ser o meu estômago acusando a digestão, já que o intervalo era de quase três horas.

Por uma questão operacional que escapa ao alcance dos atendentes, a manhã de plantão foi muito corrida. Como não vou à casa dos pais, porque não vão estar, já me programei para passar a tarde longe do computador, me dedicando a ver filmes em dvd ou direto na televisão, e mais tarde acompanhar os dois jogos que dão início à última rodada do Brasileirão, casualmente os dois que não valem nada para nenhum dos quatro clubes envolvidos.

Os jogos importantes acontecem todos no mesmo horário, amanhã, às 17 horas.


Your Comment