RSS

Dia 42 – 2018 / Semana 7

domingo

Horário Brasileiro de Verão

08h52min

 A umidade relativa segue estabilizada em alta, variando entre 59 e 80%; o vento continua em intensidade crescente, chegando aos 26 km/h; a  temperatura máxima sofre ligeiro recuo, mas ainda se mantém na alta; a mínima volta ao patamar dos 19°Celsius; o dia amanheceu com forte nebulosidade e a chuva continua se apresentando no radar. Dados do site Tempo Agora.

E então aconteceu que quando estava quase chegando em casa, ontem, depois do plantão, a Marau apresentou um problema logo após eu sair da Campos Velho e entrar na Xavier da Cunha. Três quadras antes de chegar em casa acenderam-se duas luzes no painel. Uma do desenho do carro derrapante e outra dos freios ABS.

No visor ao lado a mensagem de “sistema de tração avariado, necessita manutenção“. Sintomas? Direção dura, carro preso, pesado. Quase achei que não conseguiria colocá-lo na vaga do estacionamento. Depois que deu para fazer isso desliguei o motor. Ao tentar religá-lo fazia barulho semelhante às pás de um ventilador batendo em alguma coisa, e não virava o arranque.

Conformado em ter os planos para o feriadão alterados por falta de meio de transporte (sempre me lembro daquela segunda-feira de Carnaval, acho que em 2014, em que andei a pé por toda a Assis Brasil desde o viaduto Obirici até o cruzamento com a Sertório onde achei uma loja aberta que tinha uma peça que eu precisava para trocar no Santa, isso depois de ter perdido tempo com todas as lojas da Azenha, em que as que não estavam fechadas não tinham a peça), subi para casa já pensando em avisar a Lisi de que não poderia buscá-la na saída do trabalho como estava combinado.

Ao receber a mensagem ela respondeu com a sua costumeira magia: aciona o seguro. E depois ligou para confirmar se eu havia visto.

Eu tenho seguro, mas como quase nunca preciso usá-lo (foram duas vezes com a Preta, ambas elas apenas para guinchar), nem me passa pela cabeça. Peguei a cópia da apólice que anda sempre comigo na mochila, liguei, e consegui que um mecânico da seguradora fosse dar uma olhada rápida. Se precisasse guinchar até uma oficina (no caso de conseguir alguma aberta depois das 15h num sábado de Carnaval) eles providenciariam um guincho. Carro reserva só em caso de acidente, roubo ou furto. Por pane mecânica, nem pensar.

Quando o mecânico chegou eu estava ao telefone, sendo jogado de um lado para o outro pelo pessoal do Tumelero e demorei a descer. Consegui uma orientação sobre o procedimento para a troca do armário de banheiro com espelho quebrado, e quando desci o mecânico já estava quase desistido de me esperar.

Ele não levou mais do que um minuto para diagnosticar o problema da Marau: bateria. O carro não virava arranque, mas todas as luzes do painel acendiam. Ele deu uma carga na bateria e o carro pegou. A orientação foi de que eu não o desligasse, pois poderia não pegar de novo. Sendo a bateria original de fábrica, e sendo o carro ano 2013, ele considerou que até que durou bastante. E era uma Moura.

A Lisiane deu a ideia de colocarmos a bateria que estava no carro dela, que é nova, tem no máximo 4 meses. Tentamos fazer a troca nós mesmos, mas nos faltaram ferramentas adequadas para a retirada de pelo menos um parafuso localizado em ponto de difícil acesso. Com muita procura no Google conseguimos encontrar quem fizesse a troca a domicílio ao preço módico de R$ 60,00, pagos com Banricompras na maquininha da Vero.

 Foi no momento da troca que eu sobe a marca da bateria arriada.

Depois disso, já perto das 17h, foi que conseguimos continuar e terminar a montagem da penteadeira da Lisi. Deixamos já montado o painel onde será instalada a televisão que ela trouxe e depois ela passou a arrumar e deixar com a cara dela o escritório do quarto 2, que eu chamo de camarim.

A nota ruim, ao final de tudo, ficou para a hora de dormir, em que a Lisi sentiu uma dor de estômago horrorosa que não dá para descrever. Desconfiamos de crise de apendicite. Com muito custo, e mesmo com dor, ela conseguiu dormir.

A persistirem os sintomas, médico será consultado.

A NOITE de SONO

Ativado no efetivo momento de dormir.

.

Para visualizar as fotos do quadro do tempo acesse o quadro Quem Vai Querer Saber™, lá embaixo. Será redirecionado para um álbum no Facebook.


Your Comment