RSS

Ego x Preguiça

QUEDA de BRAÇO

Nos dois dias anteriores de folga não me animei a escrever mais do que o post do diário. Nem sei se hoje estou animado a escrever mais. Estou escrevendo, entretanto.

A ideia de deixar algum tipo de legado, passar pelo mundo e as pessoas saberem como eu pensava, tem muito de influência do ego, mas o que é que a gente costuma fazer que não tem? Tudo que a gente comum como eu faz é movido pelo ego.

Não sei até onde vai a ideia de autoaperfeiçoamento, porém posso afirmar que no momento em que me empenho em leituras sobre vários temas que acabam me fazendo sentir uma pessoa diferente, estou tratando disso, de me autoaperfeiçoar. De que isso vai servir? Não sei. Para quem isso vai servir? Além de mim? Também não sei. O que eu vou fazer com isso? Também não sei.

O que eu sei, e não se pode fugir disso, é que o tempo está passando, e o que quer que eu venha a me tornar como pessoa será bem  vindo, mas chega um pouco tarde na minha vida, considerando todas as expectativas, boas ou más, para quem está com quase 60 anos.

Eu tinha uma expectativa de escrever muito e descartar muito mais papelada do que venho fazendo, mas há tanto para ser, considerar e pensar, que isso se torna mais fácil do que escrever. O que for escrito fatalmente será depois digitalizado e é aí que mora o perigo (entenda-se, a preguiça). É nessas horas que o ego fica bem de lado e eu penso que não vale a pena querer deixar nenhum legado de pensamento, porque depois que eu não mais estiver neste planeta que diferença vai fazer o que eu pensava ou sentia?

Por incrível que possa parecer, então, a preguiça acaba se revelando como uma poderosa inimiga do ego. Ou isso é ele mesmo se escondendo atrás dela. Ou é ele mesmo tentando sobreviver através do pensamento de que se a preguiça for vencida existe a possibilidade de alguém, em algum momento, se beneficiar com alguma ideia de estratégia para lidar com alguma circunstância da vida a partir da leitura de alguma coisa que tenha escrito.

Quer dizer, então, que de um jeito ou de outro o ego sempre vence?


Your Comment