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Mico com Atenuante

TEMPO PERDIDO

Ontem à noite quando liguei a televisão para ver o jogo do Grêmio, surpresa: aparecia na tela uma mensagem desem sinal. Primeiro erro meu: não atentei para o fato de que era uma mensagem diferente da que recebi na sexta passada quando aconteceu a interrupção do sinal por parte da operadora. O sinal que eu recebia ontem era o mesmo de quando troco a fonte de entrada na tevê, mas ainda não selecionei no controle remoto do aparelho. Este foi meu primeiro (e principal) erro.

Como pensei que se tratasse ainda da questão do atraso na cinta (que como descrito anteriormente foi paga numa lotérica, na segunda-feira), catei o comprovante e comecei a ligar para a OI TV.

Perdi a conta de quantas foram as ligações. Depois da segunda tentativa pelo telefone fixo, em que a atendente falava comigo mas não escutava minhas respostas, passei a tentar também pelo celular. Todas elas passando pelo Eduardo, atendente virtual. Foram tantas ligações que em seguida eu já sabia de cor a sequência de números a tocar para chegar no momento de falar com os atendentes.

A situação era a seguinte: pelo telefone fixo, quando chegava o momento de falar com os atendentes, dois deles não me escutaram; a ligação caiu. Teve uma menina que disse que se eu a estivesse escutando era para desligar que ela ligaria de volta para o número da bina. Eu assim fiz e ela assim fez. Aí me escutava direitinho. Só que quando pediu para eu esperar enquanto ela fazia uma verificação, eu esperei, e ela nunca mais voltou.

Pelo celular era assim, quando chegava o momento de falar com um atendente a ligação caía. Cheguei a colocar mais créditos no celular pensando que era isso que não completava. Cheguei a testar, ligando do fixo para o celular, mas aparentemente não estava pegando linha. E o jogo do Grêmio rolando, eu pegando a rádio pela internet. Detalhe, relembrando: meu fixo e minha internet também são da OI. A internet estava funcionando normalmente.

Quando chegou a hora do intervalo do jogo decidi que faria uma última tentativa, pelo telefone fixo. Liguei, cumpri todo o ritual do menu eletrônico, e quando chegou o momento de falar com a atendente, milagre: ela me escutou. Comecei a expor meu problema, perguntei se eu deveria escanear o comprovante de pagamento da fatura e mandar pelo e-mail. Ela disse que não precisava e informou que para ela meu sinal estava liberado, não havia bloqueio. Eu pensei, mas como?, e aí me ocorreu que poderia ser um outro problema.

No mesmo momento peguei o controle remoto da televisão e pus o menu na tela. Ela realmente estava fora da configuração para pegar o sinal da televisão. Bastou eu acertar a configuração e ali estava o menu da OI TV. Fiquei quase uma hora atucanado por causa daquilo? Falei, então, para a menina, que era falha do cliente, agradeci a atenção e desliguei.

O detalhe que talvez atenue um pouco a minha situação: o que apareceu na tela da televisão foi o mesmo menu de quando falta luz, ou foi bloqueado o sinal, como na sexta passada. Repetindo, naquela ocasião havia na tela uma mensagem específica da operadora mencionando o bloqueio. Quando acontece de eu querer mudar a fonte da televisão para o dvd player e/ou vice versa, a imagem que entra é a do canal em que o conversor estava setado.

  Ou seja, me parece que, mesmo que o controle remoto da televisão tenha sido reconfigurado para outro modo de entrada, ainda assim aconteceu um bloqueio do sinal do conversor, porque a imagem da volta era claramente a que corresponde a isso.

Quanto ao controle remoto da televisão, há horas o venho deixando na estante, ao lado do aparelho, fora do sofá, porque já percebi que ele é sensível e várias vezes já tinha mudado sozinho a configuração (acho que até com deslocamento de ar isso acontece). E ontem ele estava em cima do sofá, junto com os outros controles, e mais uma papelada.

Foi isso que me prejudicou na avaliação do primeiro tempo do jogo do Grêmio, porque fiquei uma hora brigando por uma coisa que talvez não precisasse.


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