RSS

Mudança do Sol

VISTA PREJUDICADA

Como todo mundo (ou quase todo mundo) sabe, à medida que o inverno vai terminando e a primavera se aproxima o sol vai mudando de posição no céu.

Aqui em casa isso se reflete de várias maneiras, a começar pelos raios que a partir das 16 horas alcançam na sala exatamente o ponto onde está a esteira. Ou seja, se eu ali não quiser passar mais calor que o normal (isso, na primavera), nem quiser que o equipamento esquente demais, preciso fechar a persiana lateral que me dá vista para o estacionamento e vista para o Guaíba. É uma escolha das mais complicadas.

No tempo em que estavam a cortina, o lençol e o secador de roupa de chão, eu só afastava um canto do lençol e o prendia no secador com um prendedor. Ficava com uma vista para a rua e a roupa pendurada botava sombra no motor do equipamento (o que no verão costuma ainda ser ajudado pelo ar condicionado).

Quando começar a esquentar de verdade, de novembro em diante, para não prejudicar o efeito do AC, a persiana terá mesmo que ficar acionada, me tirando a visão da rua. Vou estudar alternativas.

Uma outra consequência da mudança de posição do sol na primavera é que enquanto no quarto 2 ele ainda brilha pela janela até um pouco depois das 18, na sala escurece pouco depois das 17:30. porque aí o sol fica encoberto por uma das torres da frente. Sou obrigado a cedo acender algum abajur, independente se eu esteja no PC ou na mesa do café. Se estiver assistindo filmes ainda dá para segurar a inda da iluminação natural também na sala até 18 e alguma coisa.

Este quadro vem acontecendo há vários dias mas tenho esquecido de mencionar aqui.


Your Comment