RSS

O Caminho Pessoal

ESTRATÉGIA PARA VENCER

Uma das mudanças na F-1 para 2017 foi o aumento da largura dos pneus traseiros. Por serem mais largos, são também um pouco mais pesados e seu manuseio ocupa um pouco mais de espaço.

Na transmissão de domingo o Galvão Bueno mencionou que numa das equipes (não quero fazer injustiça, mas acho que se referiu à Mercedes) as pessoas envolvidas com os pit stops fizeram reforço de preparação física e simularam cerca de 300 pits para treinar o manuseio dos novos pneus.

Eu achei uma coisa fantástica, porque é assim que se pensa quando se busca por excelência. Com os novos pneus o tempo de parada e as trocas teriam que necessariamente serem feitos nos mesmos moldes anteriores. E por isso foi feita toda uma preparação para ser eficiente com a diferença. Não se pode fazer diferença sem ser diferente.

É por isso que não me constranjo de maneira alguma em fazer algumas coisas de maneira diferente. Algumas são naturais, como eu não gostar de bebida amarga (por isso não bebo cerveja nem chopp, não tomo mate, nem vinho branco, nem tinto seco, etc.). Outras são premeditadas, como sempre fazer compras preventivas no súper, ou colocar as peças novas de roupa embaixo da pilha, ou ter que sempre manter toalhas e panos de prato no rodízio, porque não haverá espaço para todas nos lugares.

Estou sempre na busca por um tipo de excelência que não é procurado pela maioria das pessoas: a excelência pessoal. Não é algo que precise ser mostrado aos outros, nem está em constante competição com qualquer outra pessoa. A excelência pessoal facilita a minha vida. Foi por isso que, sem comentar com ninguém, já comecei a montagem parcial das esperas dos jogos dos Outros no Campeonato Brasileiro para o primeiro e o segundo turnos.

Uma coisa que ao invés de ter que montar na corrida, na espera dos jogos, já estará parcialmente feita e vai me economizar correrias de última hora. Acho que mesmo que não me envolvesse com este tipo de atividade ainda assim eu teria uma política pessoal de sempre fazer algumas coisas por antecipação, com um certo planejamento.

Há muitas coisas em que somos todos muito parecidos, como gostar de música, ter um time do coração, uma crença ou não em Deus, ser carnívoro ou vegetariano, sermos roubados pelos governos com todas as suas taxas e impostos sem receber nada em troca. São características ou do inconsciente coletivo ou impostas de cima. Mas individualmente somos todos únicos e agir como tal é a única maneira de fazer diferença. Hoje em dia isso não está sendo muito bem aceito pelas pessoas de maneira geral, mas eu não quero ser mais um dos que não sabem conviver com as diferenças.

Como sempre, a melhor medida disso são os resultados, e quem quer ter resultados pessoais diferentes tem que agir de um jeito diferente, seja isso de maneira consciente ou inconsciente, de ambas. Não é sensato se modificar para ficar mais parecido com as outras pessoas, para obter os mesmos resultados.

Para a pessoa que se comporta de maneira naturalmente diferente a vida acaba se tornando mais leve e isso faz um bocado de diferença.


Your Comment