RSS

Se For Até Lá…

…SÓ se PUDER PENSAR

Estou na casa dos pais, fazendo companhia para minha avó, enquanto eles foram ao súper.

A vó não sabe eu estou aqui e muito menos que eles saíram. Ela estava dormindo na sala quando cheguei. A mãe até quis acordá-la para avisar que estavam de saída, mas não faria a menor diferença, e eu até disse para não acordar.

Ela não atina, nem reconhece mais a gente. Depois de um tempo ela levantou do sofá da sala e veio para o quarto, onde deitou e continuou dormindo. Às 3:30 tenho que acordá-la e dar um café, como fiz na semana passada. Dona Eulália está com 96 anos. 

Como já escrevi aqui, outro dia, meu plano é de tentar viver pelo menos até 2050, ocasião em que poderei estar com singelos 92 aninhos. Vou tentar, pelo menos, fazendo de tudo que estiver ao meu alcance para manter a saúde física e mental. Se não for possível a primeira, quem sabe a segunda, porque não dá para viver tanto sem estar com um mínimo de lucidez.

Não é minha ideia de velhice não reconhecer as pessoas que estiverem à minha volta, não poder raciocinar por minha conta. Não escutar, nem enxergar, fazem parte de um processo relativamente natural de envelhecimento do corpo humano. Não acho que a perda da capacidade de raciocinar se enquadre nesta situação.

Sempre fui adepto do prevenir antes de remediar. O exemplo presente é eloquente o suficiente para eu saber que estou certo em pensar e agir de acordo com esta filosofia.


4 Comments Add Yours ↓

  1. Ana Lúcia Leal #
    1

    MAS A NATUREZA É SÁBIA!!!

    Se não puderes manter a primeira, consegues imaginar a tortura que seria, não escutar, não enxergar, não caminhar,não poder comer e fazer as necessidades sem ajuda, tendo toda a lucidez do teu problema e de quem estará contigo?
    Não meu amor, eu prefiro ter bem menos idade se não for para ter as duas, a física e a mental.

  2. 2

    Este é um dos meus temores com a vida, ou melhor com o final da vida…
    Ficar velho e incapacitado seja fisica ou mentalmente!
    Talvez o fato do mental perder as forças seja para não reconhecer a incapacidade fisica…
    só tempo pra explicar!

  3. picida ribeiro #
    3

    Viver só vale a pena se a gente tiver completa noçao da vida.

  4. Mirna #
    4

    Dona eulália tem memória seletiva. Por isso está com quase 97 anos… ela seletivamente resolveu esquecer… de tudo… e quase todos…e nisso..esqueceu-se de si também. Aí reside o dilema! Vivamos conscientes a cada dia…pq cada dia carrega seu bem e seu mal… saber a diferença, faz toda a diferença!



Your Comment