RSS

Seleção Musical

E as IDEIAS

Tendo que encarar a eliminação de músicas nos pen drives devido à capacidade de execução dos diversos aparelhos de som (todos da mesma marca, vale lembrar) com que diariamente estou habituado a lidar, comecei a prestar atenção a algumas características, e essa observação me fez atentar para detalhes que nunca haviam me chamado a atenção. Para começar, não é verdade que todos os aparelhos só tocam mil músicas.

Quando ligados, o rádio do carro, o aparelhinho de som da sala e o P65, no quarto, fazem leituras dos pen e antes de começarem a execução das músicas apresentam no visor o resultado da leitura. O P65 dá um número que parece 1.999; o aparelhinho da sala aponta um número bem claro: 999; o rádio do carro dá um resultado que parece 1.099.

Tendo os pen drives em questão praticamente a mesma quantidade de arquivos, é possível concluir que aqueles números diferenciam a capacidade efetiva de leitura de cada aparelho.

Uma tal constatação me leva a também concluir (e por isso mesmo optar por outra linha de abordagem da questão) que estou certo ao pegar um pen drive de menor capacidade, digamos, 8 GB, e passar 999 músicas para dentro dele (no caso do som da sala), do que ficar  eliminando músicas até chegar nas 999. Isso é uma coisa que, a rigor, eu sempre soube.

A questão é que quando as músicas já estão dentro do PD, à medida que vou eliminando algumas, não corro o risco de deixar de fora alguma música por causa do fator esquecimento. Todas as músicas que estão no PD eu poderia considerar que queria ali (se bem que havia algumas que depois eu com certeza eliminaria).

Ao assumir  a criação de um arquivo de mil músicas escolhidas a dedo, qual a dúvida sobre esquecer alguma? Certamente acontecerá. Eu sei que a memória vai me trair num primeiro momento, mas também sei que as lembranças depois começarão. No momento, fazendo do jeito que estou fazendo, estou bem mais perto de deixar um PD com 1.999 músicas, ou seja, uma seleção para o P65 está quase pronta. Teria que eliminar apenas mais 347 músicas.

Para o caso do aparelho da sala, mais fácil tentar colocar 999 num PD vazio. O mesmo se poderia dizer quanto ao rádio do carro, apesar de poder colocar 100 músicas a mais (1.099). Uma solução começa a se desenhar. E até já sei como vou fazer. Depois escrevo mais sobre isso.


Your Comment