Sábado, 13 (Dia 133 – 2023)
Não posso afirmar que vou escrever um diário. Algumas situações, porém, serão muito legais de contar, ressalvadas todas as privacidades evidentes. Outro dia escrevi que iniciei uma atividade que me faria caminhar muito, mas não declarei qual seria. Efetivamente, minha média de passos que vinha estável na casa dos 6 mil (sendo que a meta mínima estabelecida é de 4 mil) saltou para pelo menos 10 mil, podendo chegar a mais de 20 mil passos diários.
A atividade a que me refiro é de monitoria das vagas de estacionamento da Área Azul no Centro de Bento Gonçalves. Quem conhece a cidade (e aqui vai a informação para quem não conhece) sabe que ali se trata de uma lomba atrás da outra. quando você sai de casa, ou sobe ou desce, não tem saída. Então, eu subo e desço várias lombas por dia, o que poderia ser difícil para uma pessoa com a minha idade, mas fisicamente me viro bem, graças aos meus exercícios voluntários na esteira.
Muitas e muitas situações acontecem todos os dias. Há algumas discussões inúteis com pessoas que se rebelam contra a cobrança (inúteis muito mais para elas, que no final são obrigadas a pagar, mesmo), mas há também algumas trocas de cumprimentos que acabam surgindo com o passar dos dias. O que se pode dizer é que a maioria das pessoas que reclamam da cobrança não dirigem carros velhos de pouco valor.
Um Caso
Aconteceu no sábado, dia 06.
Eu já havia dado uma volta inteira numa quadra imensa colocando avisos de tolerância (10 minutos) em carros estacionados sem compra de tempo. A volta naquela quadra, sem contar a colocação de avisos de notificação (para quem a tolerância já havia vencido) e as paradas para venda de tempo para os que me abordaram com este fim, para quem caminha na minha velocidade, dá em torno de 12 minutos, tempo suficiente para as pessoas colocarem tempo.
Entre os vários veículos em que coloquei avisos de tolerância estava um Gol quadrado, bem antigo. Na minha segunda e última volta naquela quadra, depois de ter colocado uma notificação por falta de ticket de estacionamento, tinha recém passado por aquele veículo quando os donos chegaram. Cumpre a ressalva: depois que sai a impressão da notificação não tem mais volta; se o dono do veículo “surge” no momento em que está saindo a notificação, mas ainda não foi impressa, dá tempo de cancelar.
Naquele caso, não deu. Eram pessoas muito humildes. Mas olha, muito humildes.
Aí que Está
Quando viram que havia uma notificação no carro deles, fizeram questão de pagar. Não tinham dinheiro nenhum, mas podiam fazer por PIX. Aí começou a ficar engraçado. Os dois tinham celulares com telas quebradas; nenhum dos dois sabia como usar o PIX; a mulher quase não enxergava; o homem tinha as senhas do cartão e da conta no banco anotadas em papeis amassados. A menina que estava com eles, de uns 15 anos, disse que não sabia lidar com aquelas coisas e não desamarrou a cara.
Cada um dos dois, o homem e a mulher, trabalhava com um banco diferente, e estavam com problemas para acessar tanto a internet quanto as próprias áreas de pagamento com o PIX. Resumindo, até que eles conseguissem fazer o pagamento levou em torno de meia-hora, tempo mais que suficiente para eu perder quase todas as outras notificações que tinha para fazer naquela rua.
Foi comovente o esforço daquelas pessoas para quitar uma pendência. Outro dia uma senhora dona de um Jeep Compass novo, enorme, quase bateu em mim por causa do mesmo tipo de situação de pagamento de notificação. Ela jogou a notificação em mim, reclamou que eu tinha que notificar outros, não ela, e se recusou a pagar. foi embora. E os humildes donos de um carro velho, pessoas visivelmente sem grandes condições, fazendo questão de não ficar devendo nada.
Belo Exemplo
Por isso eu não reclamei, fiquei o tempo todo com eles, pacientemente esperando, até contar piada contei, enquanto eles se quebravam para fazer a quitação. No final me agradeceram pela paciência, e eu pensei, mas não disse, né, “espero que depois dessa luta tenham aprendido a como usar a área do PIX no aplicativo do banco“.
Outras histórias virão.
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