Depois da grande vitória na rodada anterior, o Tricolor tem outro grande desafio, que é vencer fora de casa, o que não acontece há vários meses. O adversário é o lanterna, um dos virtuais rebaixados da competição, ainda com chances matemáticas de escapar, e por isso segue lutando.
30ª RODADA do BRASILEIRÃO 2023 (55)
ESTÁDIO INDEPENDÊNCIA – 28.10.
19h
Formações que iniciam a partida:
Gabriel Grando (12); João Pedro (18), Bruno Uvini (15), Bruno Alves (34) e Reinaldo (6); Villsanti (20), Pepê (23), Galdino (13), Cristaldo (19 ) e Lucas Besozzi (22); Suárez (9).
América: Jori; Rodriguinho; Iago Maidana e Danilo Avelar (Cazares) e Ricardo Silva; Marlon (Nicolas) (Eder), Juninho, Martinez e Alê (Felipe Azevedo); Benítez (Breno) e Mastriani. Técnico: Fabián Bustos.
*
Primeiro tempo: começando com as equipes procurando atacar, tendo o Grêmio perdido duas oportunidades em menos de dois minutos. Jogada do ataque gremista na ponta esquerda, Suárez é derrubado pelo goleiro, aos 14 e o árbitro imediatamente assinala a penalidade. O América não se assusta com a virada e segue atacando, especialmente com bola alta na área, onde, como sempre, o Grêmio tem sérias dificuldades, com qualquer dupla de zaga. O time mineiro ataca muito pela esquerda e Reinaldo tem problemas na marcação, ficando no mano a mano e sendo constantemente enrolado, por qualquer um que por ali invista em atacar. Chute de Benítez da entrada da área que Grando pega no meio do gol, aos 36.Nos últimos minutos da primeira etapa o Grêmio obriga Jori a fazer uma defesa atrás da outra e por isso o placar termina empatado. O América teve azar nas muitas finalizações que produziu.
VAR: não atuou.
O América volta com uma alteração para o reinício de partida.
Segundo tempo: sem se preocupar com a desvantagem no placar o América recomeça o jogo saindo para coima do adversário. Depois de conquistar o empate muito cedo, a exemplo da primeira etapa, o time mineiro continua atacando, enquanto o Grêmio continua se atrapalhando lá atrás. Suárez dentro da área lançado em velocidade faz cruzamento, a bola viaja por baixo e Cristaldo, dentro da área chuta para as redes e o goleiro faz providencialíssima defesa espalmando a bola para o lado aos 32.
Cartões: segundo tempo: amarelos para e Pepê; Grando por retardar o jogo, aos 44.
Gols: lançado na ponta direita, Rodriguinho faz jogada individual passando por Reinaldo, e da entrada da área bate cruzado, de pé esquerdo, a bola faz uma curva, sai do alcance de Gabriel Grando e entra no canto inferior direito, aos 2; Reinaldo cobra o pênalti, chute rasteiro no canto esquerdo, aos 16; Suárez lança Galdino em velocidade, ele entra na área pela direita, e na saída do goleiro completa para as redes, para virar o placar, aos 19; jogada do ataque mineiro pela direita, Rodriguinho cruza bola rasteira, Grando não sai e Mastriani, da entrada da pequena área, entre os Brunos, desvia para as redes, sem chance de defesa, aos 34. Segundo tempo: ataque pela direita, Benítez lançado em velocidade, entra na área e faz cruzamento rasteiro, a bola atravessa a área, passa na frente do gol, e do outro lado Mastriani completamente sozinho completa para as redes, aos 3; Suárez começa uma corrida pela direita, é lançado, entra na área com a posse da bola, dá um corte para dentro e bate cruzado, goleiro faz defesa parcial, a bola volta para Suárez, que novamente bate cruzado, e desta vez manda para o fundo do gol, aos 25; cobrança curta de escanteio; Cristaldo recebe e passa mais atrás para Pepê; Pepê faz novo lançamento para Cristaldo, que recebe, avança, ganha de um adversário e bate cruzado, bola rasteira, que atravessa a área e entra do outro lado, aos 33.
–
Trocas: segundo tempo: Nathan Fernandes (32) e Ferreira (10) vêm para o jogo no lugar de Besozzi e Galdino, aos 6; Geromel (3) vem para o jogo no lugar de Cristaldo, aos 36; JP Galvão (11) e Josué (48) vêm para o jogo nos lugares de Suárez e Pepê, aos 41.
*
Resultado que favorece a que o Grêmio passe a noite na quarta colocação.
*
Arbitragem: Matheus Delgado Candançan (CBF/SP), auxiliado por Daniel Paulo Ziolli (Fifa/SP) e Thiaggo Americano Labes (Fifa/SC).
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (Fifa/SP).
Público: pagante …………………………….; total ……………………..; renda R$ ………………………….
Melhor do jogo: Suárez.
–
V= 31 / E= 11/ D= 13