Confronto direto entre o líder e o quarto colocado. Em caso de vitória, o Tricolor empata em pontos com o até então provável campeão da competição, que vem em trajetória descendente no segundo turno e se vê ameaçado não só pelo time gaúcho. Jogo bastante complicado em que só a vitória interessa a ambos.
33ª RODADA do BRASILEIRÃO 2023 (58)
SÃO JANUÁRIO – 09.11.
20h
Formações que iniciam a partida:
Gabriel Grando (12); João Pedro (18), Bruno Alves(34), Kannemann (4) e Reinaldo (6); Ronald (35), Villasanti (20), Carballo (8), Besozzi (22) e Galdino (13 ); Suárez (9).
Botafogo: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Cuesta e Hugo (Marçal); Danilo Barbosa (Eduardo), Marlon Freitas e Tchê Tchê (Luis Henrique); Júnior Santos (Janderson), Victor Sá (Carlos Alberto) e Diego Costa. Técnico: Lúcio Flávio.
*
Primeiro tempo: o Botafogo começa mandando no jogo. O Grêmio só corre atrás. No lance do gol, Reinaldo ficou só olhando a movimentação de Hugo sem esboçar qualquer tentativa de bloqueio. Dentro da área, ninguém marcava o centroavante. A bola passou por entre as pernas do goleiro gremista. No lance do gol de empate Galdino saiu de trás, entre dois zagueiros, e não houve dúvida sobre a validade. Carballo puxa Tchê Tchê pela camisa em arrancada na direção ao gol, aos 24. A rigor, o melhor ataque do campeonato não tem ataque. E é a quarta pior defesa. No lance do segundo gol, a defesa estava novamente toda desarrumada. Cobrança de escanteio da esquerda, Bruno Alves divide com Lucas Perri e o goleiro salva o gol em cima da linha, aos 38. No primeiro tempo Besozzi não conseguiu jogar. Galdino só fez o gol. Suárez mal conseguiu tocar na bola, porque falta armador e não tem quem pense o jogo.
VAR: atuou para validar o gol de Galdino.
O Botafogo vem com uma alteração para o reinício de partida.
Segundo tempo: no recomeço de jogo o Grêmio segue errando. Das alterações do treinador no intervalo pelo menos uma delas está desequilibrando. O time e a torcida do Botafogo sentiram o peso da virada no placar. João Pedro tenta retardar o jogo, numa desinteligência desnecessária com Diego Costa. Grando pega chute fraco no canto esquerdo, aos 35. Nathan Fernandes lançado dentro da área, chapeleia um zagueiro e bate forte, bola desviada pela linha de fundo, aos 38. O garoto Ronald fez uma partida muito boa, segura, foi substituído em função da necessidade de reforço da defesa no finalzinho.
–
Cartões: amarelo para Carballo, aos 24. Segundo tempo: amarelo para João Pedro, aos 33.
Gols: cruzamento de Hugo da esquerda, a bola viaja por cima na área, cai do outro lado, onde Diego Costa mata no peito e na saída de Grando completa para as redes, aos 5; lançamento de Carballo para Galdino, em velocidade, ele entra na área pela esquerda e bate cruzado para tirar do goleiro e empatar, aos 9; jogada de contra-ataque do Botagofo, Diego costa lançado entre os zagueiros chuta forte da entrada da área, Grando faz defesa milagrosa, mas dá rebote, e Júnior Santos, vindo de trás sem marcação, desempata, aos 28. Segundo tempo: o Grêmio erra na saída de bola e Di Placido cruza da direita para o meio da área, onde Marlon Freitas, de primeira, bate cruzado para vencer Grando, a 1 minuto; jogada de Ferreira na esquerda, ele corta para dentro, bate de pé direito, a bola rasteira atravessa a área, bate na zaga e chega em Luís Suárez, que recebe na direita, corta para o meio e chuta na saída do goleiro, aos 5; Ferreira faz mais uma jogada na esquerda, em meio três adversários, faz cruzamento por cima, a bola atravessa a área e de novo Suárez recebe, e na saída de Lucas Perri bate cruzado para empatar, aos 8; ataque do Grêmio pelo meio, Suárez tabela com Villasanti, receba bola na frente, arranca em velocidade e entra na área, frente a frente com o goleiro, para dar a vantagem ao Grêmio, aos 22.
Trocas: segundo tempo: Ferreira (10) e Cristaldo (19) vêm para o jogo nos lugares de Besozzi e Carballo, na volta do intervalo; Nathan Fernandes (32) vem para o jogo no lugar de Galdino, aos 29; JP Galvão (11) vem para o jogo no lugar de Suárez, aos 37; Gustavo Martins (53) vem para o jogo no lugar de Ronald, aos 40.
*
Resultado que eleva o Grêmio à condição de vice líder, com a mesma pontuação do líder.
*
Arbitragem: Ramon Abatti Abel (Fifa/SC), auxiliado por Bruno Boschilia (Fifa/PR) e Thiaggo Americano Labes (Fifa/PR).
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (CBF/SC).
Público: pagante ……………………………….; total 17.708; renda R$ 701.223.
Melhor do jogo: Luís Suárez.
–
V= 34 / E= 11/ D= 13