Terça, 06
Quanto de nossa vida é governada pelo carma e quanto é nosso livre-arbítrio? Muitas pessoas escrevem que tudo na sua vida é governado pelo carma e outros escrevem que nós fazemos escolhas. Então, se fizermos uma escolha, estamos criando o carma de nossa escolha? Como isso funciona?
O fato é que você age por seu pensamento, por sua emoção e sua ação. É assim que realizamos nossas ações, não é? Então o carma significa, até agora, o que quer que você tenha feito. O impacto residual disso está definitivamente lá, em sua vida. Mas o carma deste momento está em suas mãos. O carma de ontem você não pode mudar, mas o carma deste momento está em suas mãos. Este carma de momento pode ser um carma de liberdade ou de escravidão.
Se você fizer isso, se você lidar com este momento de uma certa maneira, você estará livre de tudo que foi ontem. Se não lidar com isso dessa maneira, o ontem o governará hoje; este também é o seu carma, esta também é a sua visão. Mas não entenda o carma como algum tipo de punição ou recompensa. Não é desse jeito. É que tudo o que você toca com sua mente, com sua emoção, com seu corpo, um pouco gruda em você.
A Ação Residual Permanece Com Você
Ontem, o que quer que você tenha feito, não está na sua memória? Não está lá, na sua memória? Não está influenciando o que você faz hoje? Ontem o que você pensou, está lá na sua memória? Não está influenciando seu pensamento e ação hoje? Ontem o que você sentiu em suas emoções, não está em sua memória? A memória não é apenas memória mental. A memória está em muitos níveis diferentes; está em seu corpo.
Está em sua química, em sua energia, em muitos sistemas de apoio diferentes. Eles estão lá para sua energia. Para sua memória. Então essa memória está agindo por si mesma. Mas neste momento, se você deseja estar consciente, essa memória pode ser usada da maneira que quiser. Você pode olhar para trás em sua vida e rir de todas as coisas estúpidas que fez. Você pode olhar para trás em sua vida e chorar: “Por que eu fiz todas essas coisas estúpidas? Posso fazer hoje?”
Também Está Disponível
O mesmo carma serve para olhar para trás e se orgulhar de todas as coisas certas que fez. Lembrar de tudo que foi bom. O carma de ontem é o mesmo carma, mas o carma deste momento pode ser diferente, dependendo de quão conscientemente você age neste momento. O carma deste momento pode ser um carma de doçura ou amargura. Ontem pode ter sido doçura ou amargura; você não pode mudar isso.
Você pode mudar o que fez ontem? Você não pode mudar isso. Mas o que faz disso hoje, que você pode mudar, está sempre em suas mãos. Sempre e sempre, está em suas mãos.
–
Se você quiser saber mais sobre a relação entre carma e livre arbítrio, clique aqui.
E se achar que seja importante e este post fez algum sentido para você, compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário e/ou dê sugestões sobre temas para postagem.
Obrigado.
⇓
P.S.:
Se ainda não conhece, visite meu canal no You Tube clicando aqui.