Domingo, 18
Vamos falar mais um pouco sobre sistemas de crenças. Sistemas de crenças e identidade. Sobre isso acredito que existam diferentes níveis de sistemas de crenças. Você pode ter crenças globais. Coisas que você acredita desde sempre a repeito de grandes coisas em geral. O que o povo de um determinado país faz desta ou daquela maneira. Uma certa pessoa faz isso, os homens fazem isso, as mulheres fazem aquilo, essa é uma crença global.
Isso é uma hierarquia de crença. E então você tem crenças específicas da situação, que é o próximo nível abaixo. Então, nessa ou naquela situação, “acredito que farei” ou “farei isso” nessa situação. O que é interessante para mim, por exemplo, é que eu acredito que não sou uma pessoa noturna. Eu sou uma pessoa matinal. Eu quero acordar de manhã cedo, é assim que eu sou. Quando se trata de esticar o sono, ou dormir durante o dia, “isso não é quem eu sou“.
Eu gosto de caminhar na esteira de manhã cedo. Nunca gostei de correr. Gostava de correr atrás da bola, mas para me exercitar já não é minha área. E é realmente interessante saber que isso acontece, porque na maioria das vezes não temos consciência de nossas crenças. Podemos fazer coisas com base na força de vontade. Nós realmente podemos, especialmente
quando nos comprometemos.
Você Sempre Pode Escolher
Você pode ficar realmente focado em “Ok, o que eu quero?” “Vou me comprometer com isso?” “Vou fazer isso, estou super motivado para isso.” “Vou ver os resultados“. “Eu posso fazer isso“. Mas a maior coisa está na mudança duradoura. É a mudança na crença de quem você realmente é. E essa é realmente a sua identidade como pessoa. Porque a força mais forte, para todos nós, é permanecer consistente com quem pensamos que somos.
Então, se você é uma pessoa que pensa que é um corredor, você vai correr. Para mim, eu me vejo como alguém que trabalha em casa. Isto é o que eu faço. E eu tento ser muito consistente em fazer isso. Porque é quem eu acredito que penso que sou. E se você acredita que é de uma certa maneira, você tem que permanecer consistente com isso. Exemplo poderia ser pessoas que fumam.
Se você fuma, pode dizer “Eu não fumo há 10 dias“, ou “Eu não fumo há 20 dias“, ou ainda “Eu não fumo há seis semanas“. Frases como essas pressupõem que haverá um momento em que o tempo se esgotará. Mas se disser “Eu não sou fumante“, não importa em que situação você se coloque, você não vai fumar, porque acreditou que não é isso. Isso serve para qualquer coisa, seus negócios, sua carreira, tudo em sua vida.
Que tipo de pessoa você diz que não é? Como você pensa sobre si mesmo? Porque isso orientará suas ações, que orientarão seus resultados. Assuma o controle do que pensa sobre si mesmo e fique incrível.
–
Para saber mais sobre como se forma seu sistema de crenças e como agir para modificar o que não está mais funcionando na sua vida, clique aqui.
–
E se este post fez algum sentido para você, compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário e/ou dê sugestões sobre temas para postagem.
Obrigado.
⇓
P.S.:
Se ainda não conhece, visite meu canal no You Tube clicando aqui.