Depois do fiasco da derrota para o Bragantino, quando perdeu a oportunidade de se aproximar um pouco mais do líder, o Tricolor volta a campo ainda fora de casa para disputar a “copa asterisco“, que foi usada muitas vezes como desculpa para os maus resultados, agora com obrigação de ganhar, ainda que o adversário esteja na 14ª posição, jogando muito pouco, mesmo depois de ter trocado de treinador.
15ª RODADA do BRASILEIRÃO 2023 (48) *(jogo atrasado)
ESTÁDIO NEO QUÍMICA ARENA
21h
Formações que iniciam a partida:
Gabriel Grando (12); Fábio (2), Rodrigo Ely (5), Kannemann (4) e Reinaldo (6); Villasanti (20), Pepê (23), Nathan (14) e Cristaldo (19); João Pedro Galvão (11) e Suárez (9).
–
Corinthians: Cássio; Fagner, Caetano, Lucas Veríssimo e Fabio Santos; Moscardo (Giuliano), Maycon (Cantillo) e Renato Augusto; Rojas (Gustavo Mosquito), Pedro (Wesley) e Yuri Alberto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
*
Primeiro tempo: com a lesão de Carballo, Nathan, que passou um tempo arquivado, é o escolhido para suprir a defecção. O Grêmio começa fazendo marcação alta, tentando forçar o erro do adversário. jogada do ataque gremista que terminan com chute cruzado de Nathan, de dentro da área pela direita, para defesa de Cássio, no meio do gol, aos 8. Suárez lança JP Galvão dentro da área pela direita, ele bate cruzado rasteiro e Cássio faz outra defesa no meio do gol, aos 19. O Grêmio fez um bom primeiro tempo até sofrer o primeiro gol, num pênalti cometido por Villasanti, e depois a maionese desandou.
VAR: não atuou.
–
O Corinthians não muda para o reinício de partida.
–
Segundo tempo: Renato tira os dois que fizeram os gols do time para tentar dar mais intensidade na marcação e velocidade no ataque. O Grêmio precisa ser mais competitivo para se recuperar na partida. Parecia que seria mais um jogo em que o Grêmio não teria forças para reagir, mas não foi o que aconteceu. Chute fraco de Suárez de dentro da área que Cássio pega sem problemas, aos 26. Chute cruzado de Wesley que Grando pega no meio do gol, aos 42. Aos 47 Yuri Alberto defende um cruzamento com o braço dentro da área e o árbitro não é chamado para confirmar o pênalti.
VAR: se omitiu na marcação de um pênalti em favor do Grêmio, aos 49.
Cartões: segundo tempo: amarelo para Kannemann (3°), aos 8.
Gols: Cristaldo lança Nathan dentro da área pela esquerda, ele ganha do zagueiro e bate cruzado, mandando a bola no canto direito de Cássio, abrindo o placar, aos 20; Reinaldo faz lançamento aéreo na área, onde Cristaldo nem precisou sair do chão para cabecear e mandar a bola de novo no canto direito de Cássio, aos 26; Fábio Santos cobrando pênalti, aos 44; cobrança de escanteio de pé trocado da direita, bola alta na área gremista, e Lucas Veríssimo cabeceia colocando a bola no cantoi direito, aos 48. Cruzamento de Maycon da direita, outra bola alta na área gremista e Yuri Alberto, sem qualquer marcação, também não sai do chão para desempatar, aos 51. Segundo tempo: JP Galvão pega uma bola quase na linha de fundo e passa para Galdino, que dá um chute cruzado de pé esquerdo, da entrada da área, bola no canto direito de Cássio, sem chance de defesa, aos 5; jogada tramada do ataque gremista Villsantoi lança Suárez dentro da área, ele dá de bico, chute rasteiro, a bola passa por embaixo do goleiro e entra no canto direito., aos 12; Renato Augusto ganha disputa de bola na esquerda, avança em direção à àrea e lança Giuliano, que manda para as redes na saída de Grando, aos 21.
Trocas: segundo tempo: Galdino (13), Ferreira (10) vêm para o jogo nos lugares de Nathan e Cristaldo, na volta do intervalo; André Henrique (77) vem para o jogo no lugar de JP Galvão, aos 25; Luan (7) vem para o jogo no lugar de Suárez, aos 35.
*
Resultado que mantém o Gêmio na terceira posição, mas podendo ser ultrapassado na próxima rodada.
*
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO), auxiliado por Bruno Boschilia (Fifa/PR) e Leone Carvalho Rocha (CBF/GO).
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (CBF/MG).
Público: pagante ……………………………; total 36.076; renda R$ 2.081.361.
Melhor do jogo: Everton Galdino.
–
V= 28 / E= 10/ D= 10