RSS

Dia 003 – 2022

segunda

Ainda sobre os 42 anos de contracheques que estão sendo descartados na composição do meu ritual de escrita.

Na média de uns 15 por ano, o total era de aproximadamente 630 peças. Escrevendo dos dois lados, numa média de 5 a 6 por dia, a expectativa era de que em até 210 dias, ou 7 meses, estaria tudo liquidado, mas não é bem assim que funciona. Tem dias como hoje, em que terei compromisso com a dentista no final de tarde, em que a conta fica pela metade, porque não haverá escrita ritual naquele período.

Olhando para todos aqueles documentos me vêm a lembrança de que foram muitas trocas de moedas, em muitos mirabolantes planos econômicos organizados pelos governos na tentativa de bloquear os efeitos de uma inflação contínua e galopante que assolava o país. Foram tantas as mudanças, tantos cortes de zeros no dinheiro, que a gente se confunde.

Cruzeiro, Cruzeiro Novo, Cruzado, Cruzado Novo, URV, Real.

De todas essas moedas, a única que tenho intenção de prestar atenção nos contracheques é a URV (que nem era uma moeda, mas uma taxa de conversão). Unidade Real de Valor.

Criada no tempo em que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi Ministro da Fazenda do ex-presidente (já falecido) Itamar Franco, que por sua vez herdara o poder após o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, a URV foi o instrumento usado para a implantação do Real. Isso aconteceu em 1994.

Lembro que na época a gente conseguia acompanhar a variação diária da URV, fazendo os cálculos de quanto ela valeria no dia seguinte. Muitos colegas achavam a conta difícil, mas eu tinha facilidade para encontrar os índices. Passava a informação ao pessoal e ficava orgulhoso de acertar. Meus cálculos davam sempre certo.

Não era preciso ser nenhum gênio, era só acompanhar com atenção as variações diárias e fazer uma projeção. Nos finais de semana não havia variação, portanto o índice da segunda era o mesmo da sexta (se é que lembro corretamente).

O negócio perdeu a graça quando o Real entrou de vez, mas, em compensação, com a nova moeda a inflação deu uma tregua. Foi um período bem bom, dali em diante, especialmente para quem tinha noções de educação financeira (que não era o meu caso).

Agora não há mais acumulação de contracheques, porque o INSS não emite. Dá até para imprimir no site, se a pessoa quiser, mas não vale o trabalho, tanto pelo valor da aposentadoria quanto pela dificuldade do site.


Your Comment