Segunda, 16
Depois do prazo estimado pelos desenvolvedores da ferramenta de apoio do blogue que está com problema (o tempo verbal já disse tudo) ainda não tive uma resposta. A esta altura, já estou me habituando a não contar mais com ela. Acredito que eles vão dar um jeito, mas vai demorar.
Sobre as postagens do final de semana, talvez não tenha ficado muito clara minha explanação sobre como faço para driblar os horrores do rendimento da poupança, e pode ser que alguém tenha realmente se assustado com o valor do segundo depósito, porque a correção da inflação, ainda mais por aquele índice, é mesmo assustadora. O que posso dizer é que tendo começado com depósitos de R$ 100 ainda no mês de outubro/22, para um determinado dia de janeiro/23 já fiz um depósito de menos de R$ 100.
Ferramenta de Aprendizado
Particularmente, acho menos estressante fazer assim do que ficar me preocupando com eventuais perdas de valores em outros tipos de investimento, para nem falar na liquidez, que a poupança garante, e outros investimentos não. Para quem não sabe o que é liquidez, é a capacidade e facilidade de saque em casos de emergência. Outras podem requer que seu dinheiro fique preso por um tempo, antes de se poder sacar, sob pena de não render nada se retirado antes. Em geral, esses prazos são maiores do que um mês, que é o tempo mínimo para se obter algum rendimento na poupança.
Uma outra coisa que eu acho que a poupança ensina é a capacidade de se administrar, para evitar usar a praticidade do saque. Ou seja, é uma razoável ferramenta de educação financeira para pessoas que têm razoável noção de que não se deve gastar mais do que se ganha. Já que pode ser eventualmente complicado a pessoa dispor de alguma verba para aplicar, e é muito fácil sacar, é preciso muito comprometimento e autodisciplina para conseguir deixar o dinheiro lá.
–
Para mais dicas sobre controle de finanças, clique no link.
Convite:
Se ainda não conhece, visite meu canal no You Tube clicando aqui.