Rodrigo Ely no DM; Geromel e Carballo recuperados de lesão; Villsanti suspenso pelo cartão vermelho da rodada anterior. Mais preocupado com o jogo de volta da Sul-Americana, o adversário vai de time reserva, além de não poder contar com o atacante Guilherme, que pertence ao Grêmio, e por cláusula contratual não pode atuar. Jogo para se aproximar ainda mais do líder.
25ª RODADA do BRASILEIRÃO 2023 (50)
ARENA CASTELÃO
16h
Formações que iniciam a partida:
Gabriel Grando (12); João Pedro (18), Geromel (3), Kannemmann (4) e Reinaldo (6); Carballo (8), Pepê (23), Nathan (14) e Cristaldo (19); João Pedro Galvão (11) e Suárez (9).
–
Fortaleza: Fernando Miguel; Dudu (Tinga), Benevenuto, Figueiredo; Escobar, Lucas Sasha, Pedro Augusto e Crispim (Pochettino); Pikachu (Romarinho), Thiago Galhardo (Silvio Romero) e Imanol Machuca (Calebe). Técnico: Juan Vojvoda.
*
Primeiro tempo: confirmada a expectativa de time reserva do Fortaleza, cabe ao Grêmio sair para o ataque. Suárez cobra falta da intermediária, a bola vai no travessão sem chance de defesa para Fernando Miguel, e no rebote Cristaldo chega atrasado, aos 2. Depois disso só o Fortaleza joga, trocando passes e empurrando o Grêmio para trás. Sem Villasanti o time fica bem frágil na marcação do meio de campo. Chute de Galhardo da intermediária que Grando espalma para escanteio, no meio do gol, aos 19. Jogada do ataque do Fortaleza que termina com chute rasteiro de Lucas Sasha de dentro da área e defesa parcial de Gabriel Grando no chão, no meio do gol, salvando o time, aos 30. O domínio do time nordestino se dá pela grande dificuldade de marcação que o Grêmio apresenta. Cruzamento da direita, a bola bate no braço de Reinaldo. O árbitro sinaliza que o jogador estaria com o braço recolhido, mas é chamado pelo VAR, aos 37. Aos 47 Cristaldo sofre pisão no tornozelo dentro da área e cai. O próprio Cristaldo bate e chuta por cima do gol, por escorregar, e toca com os dois pés na bola, a cobrança não valeria.
VAR: atuou para alertar o árbitro sobre o pênalti favorecendo o time nordestino, aos 39; atuou para alertar o árbitro sobre pênalti sobre Cristaldo, aos 48.
–
O Fortaleza não muda para o reinício de partida.
–
Segundo tempo: começando com o Grêmio tentando sair para cima do adversário. Renato fez a troca costumeira, não tendo a ver com o gol perdido, mas porque historicamente Cristaldo não é afeito à marcação. Outros dois que poderiam não ter voltado para o segundo tempo são Carballo e Nathan. Na metade do tempo de jogo na segunda etapa já é possível afirmar que este é mais uma daquelas partidas em que o Grêmio não terá forças para esboçar sequer uma reação de empate. Muito diferente do que foi o jogo contra o São Paulo. Chute cruzado de Besozzi da entrada da área pela esquerda, que Fernando Miguel espalma para escanteio, no canto direito, aos 30. Chute fraco de Galhardo da entrada da área que Grando pega no chão, no meio do gol, aos 43. Chute de Pochettino que Grando pega no chão, no meio do gol, aos 50. Chute cruzado de Besozzi de dentro da área que Fernando Miguel manda para escanteio no pé da trave, aos 51. Chute fraco de Galdino que Fernando Miguel pega no meio do gol, aos 52.
VAR: atuou para verificar se houve impedimento de Luís Suárez no gol de empate, aos 36.
Cartões: segundo tempo: amarelo para Besozzi, aos 28.
Gols: Galhardo cobrando pênalti, aos 43. Segundo tempo: Reinaldo lança Suárez em velocidade na esquerda, ele bate de primeira na saída do goleiro e desvia a bola para as redes, aos 34.
Trocas: Ferreira (10) vem para o jogo no lugar de JP Galvão, que sente lesão na virilha, aos 33. Segundo tempo: Galdino (13) vem para o jogo no lugar de Cristaldo, na volta do intervalo; Ronald (35) e Besozzi (22) vêm para o jogo nos lugares de Nathan e Carballo, aos 14; Fábio (2) vem para o jogo no lugar de Ferreira, aos 44.
–
Resultado que coloca o Grêmio momentaneamente na segunda posição, podendo perdê-la até o final da rodada.
*
Arbitragem: Raphael Claus (Fifa/SP), auxiliado por Alex Ang Ribeiro (Fifa/SP) e Daniel Luis Marques (CBF/SP).
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (Fifa/SP).
Público: pagante ……………………..; total 23.634; renda R$ …………………………..
Melhor do jogo: Gabriel Grando.
–
V= 29 / E= 11/ D= 10