Desfalcado de jogadores que estiveram a serviço de suas seleções na data-Fifa, o Tricolor volta a campo depois da derrota no GreNal tentando se recuperar na tabela, em confronto direto com um dos candidatos a uma vaga no G-4. O adversário vem de empate na rodada anterior, está na oitava colocação, mas a diferença é de apenas três pontos.
27ª RODADA do BRASILEIRÃO 2023 (52)
ARENA do GRÊMIO – 18.10.
19h
Formações que iniciam a partida:
Gabriel Grando (12); Fábio (2) Geromel (3), Kannemann (4) e Reinaldo (6); Pepê (23), Nathan (7), Cristaldo e Iturbe (21); Besozzi (22) e Luis Suárez (9).
Athletico: Bento; Cacá, Thiago Heleno e Esquivel; Erick (Alex Santana), Fernandinho (Hugo Moura), Vitor Bueno (Rômulo), Zapelli (Kaíque Rocha) e Cuello; Pablo (Arriagada) e Canobbio. Técnico: Wesley Carvalho.
*
Primeiro tempo: o Athletico sai para o ataque e já com um minuto a trave salva o Grêmio. Grando até se atirou, mas não chegaria na bola. Intervenção de Grando, tirando uma bola de soco, aos 8. O Athletico não sente o golpe do gol sofrido. Continua mandando no jogo, enquanto o Grêmio não tem marcação no meio de campo. É de minuto em minuto a frequência paranaense na área gremista. Chute de Cuello, rasteiro, cruzado, fraco, da entrada da área pela direita, que Grando pega no chão, canto esquerdo, aos 16. Chute mascado de Canobbio, prensado com Fábio, que Grando pega no chão, canto direito, aos 21. O Athletico tem um gol anulado por impedimento, aos 23. Bento salva o Athletico em arrancada de Suárez, cara a cara, aos 36. Giro de Erick da entrada da área que Grando espalma para o lado, bola retornando ao campo de jogo, aos 42.
VAR: não atuou.
O Athletico volta com uma alteração para o reinício de partida.
Segundo tempo: O Grêmio procura atacar mais. Chute fraco de Cristaldo, da entrada da área, que Bento pega sem problemas, no meio do gol, aos 3. Chute de Fernandinho do meio das rua que Grando pega tranquilamente no chão, no meio do gol, aos 4. Mais um chute fraco, desta vez de Ferreira, que Bento pega facilmente, aos 5. O Grêmio melhora em relação a ele mesmo da primeira etapa com as mudanças promovidas pelo treinador no intervalo. Marca melhor e houve aumento de poderio ofensivo. Renato promove a estreia de mais um garoto da base, um volante, para melhorar a marcação do time. Josué tem 18 anos e é o 60° jogador da base gremista lançado por Renato ao longo de suas passagens pelo clube. até o momento Galdino e Ferreira não justificam suas presenças em campo. Chute de Reinaldo da intermediária pelo meio que Bento pega no meio do gol, aos 42. Ao final do tempo de jogo o Athletico só se defende, mas o Grêmio segue pecando no desperdício de oportunidades. Chute fraco de Esquivel do meio da rua que Grando pega no meio do gol, aos 47.
VAR: não atuou.
–
Cartões: amarelo para Luís Suárez, por reclamação, aos 43. Segundo tempo: amarelo para Reinaldo por reclamação, aos 12; vermelho direto para Reinaldo, por dar uma cotovelada num adversário, aos 50.
Gols: Iturbe rouba uma bola na intermediária pela direita e dá a Suárez, que engana a zaga adversária, e dá um passe por cima para Besozzi, que tira outro zagueiro da jogada e da entrada da área bate cruzado, de pé direito, bola entrando no canto inferior esquerdo, sem chance de defesa para Bento, aos 6; a zaga do Grêmio é totalmente envolvida no toque de bola até que Vitor Bueno encontra Zapelli dentro da área, e ele bate cruzado desviando de Grando, bola no canto inferior direito, aos 37. Segundo tempo: Esquivel cobra falta de pé trocado na direita, bola aérea na área gremista e Kaíque Rocha sobe mais que todo mundo para cabecear e mandá-la no canto superior esquerdo, sem chance de defesa, aos 47.
–
Trocas: segundo tempo: João Pedro (18), Ferreira (10) e Galdino (13) vêm para o jogo nos lugares de Fábio, Iturbe e Besozzi, na volta do intervalo; Josué (48) vem para o jogo no lugar de Nathan, aos 23; Luan (7) vem para o jogo no lugar de Cristaldo, aos 39.
*
Resultado que mantém o Grêmio na terceira posição, podendo cair para sétimo, ao final da rodada.
Arbitragem: Luiz Flavio de Oliveira (MASTER/SP), auxiliado por Daniel Luis Marques (CBF/SP) e Thiaggo Americano Labes (CBF/SC).
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (Fifa/RN).
Público: pagante 22.965; total 24.679; renda R$ 1.389.318.
Melhor do jogo: Geromel.
–
V= 29 / E= 11/ D= 12