Quarta, 27 (Dia 270 – 2023)
Uma habilidade vital para a inteligência emocional é aceitar responsabilidades pessoais, mas o que isso significa exatamente? Significa aceitar 100% de responsabilidade por: * suas escolhas e suas consequências; *seus comportamentos; *sua saúde e bem-estar; *sua autoestima; *sua felicidade; *seus defeitos e imperfeições de caráter; *suas feridas de infância; *suas perdas não resolvidas; *os problemas que você enfrenta; *e, por fim, ser a melhor versão de você mesmo.
Portanto, para aceitar a responsabilidade pessoal, você deve trabalhar no desenvolvimento de certos hábitos e habilidades, tais como: *não culpar os outros por suas escolhas, erros ou fracassos; *não esperar que os outros façam por você o que você pode fazer, ou aprender a fazer por si mesmo; *não se permitindo ficar preso na auto piedade pelas coisas ruins que aconteceram com você; *não se permitir sentir excessivamente responsável pelos problemas dos outros; *não se permitir ser abusado, manipulado ou maltratado.
Além disso, você também deve aprender a: *pedir ajuda quando não conseguir resolver um problema ou superar um mau hábito ou defeito de caráter sozinho; *estar aberto a novas maneiras de compreender a si mesmo, aos outros e à vida; * identificar e parar de lamentar quaisquer perdas não curadas; *identificar e curar quaisquer feridas da infância; *identificar e resolver quaisquer problemas em sua vida; *identificar e corrigir quaisquer padrões de comportamento destrutivos ou autodestrutivos; *desenvolver uma atitude amorosa e carinhosa em relação às suas próprias imperfeições, mesmo quando você procura corrigi-las.
Sugestões da Inteligência Emocional
*Crie e mantenha uma autoestima saudável; *aceite que ninguém pode fazer você feliz exceto você mesmo; *sempre considere as consequências de cada escolha a longo prazo; *assuma total responsabilidade pelo papel que você desempenha nos problemas de relacionamento; *seja fiel a si mesmo vivendo de acordo com seus próprios valores, necessidades e prioridades, e não por necessidade de agradar aos outros; *aceite que sua vida é uma jornada perpétua de aprendizado, cura e crescimento.
Então, neste momento você provavelmente está se sentindo sobrecarregado por todas as coisas que mencionei que estão envolvidas em assumir responsabilidade pessoal por si mesmo. Mas não se preocupe. Você está bem, ou não estaria lendo este texto até aqui. Sim, sua vida pode estar uma bagunça, ou você pode não estar onde deseja, mas aprender a assumir responsabilidades é o caminho para sair da escuridão e entrar na luz.
Sugiro que você estude cuidadosamente este texto e depois faça um inventário sem julgamento de onde você está agora. Identifique os hábitos e habilidades em que você já assume responsabilidade pessoal e, em seguida, identifique as áreas nas quais precisa assumir mais dessa responsabilidade, o que pode se tornar o roteiro para uma vida mais gratificante.
Se quiser ajuda nesta jornada para ser a melhor versão de si mesmo, considere procurar ajuda profissional, o que não é vergonha para ninguém, pelo contrário, é sinal de grandeza e de que a pessoa está empenhada em evoluir.
–
Por fim, continue prestando atenção na sua vida.
–
E se gostou deste post, compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário e/ou dê sugestões sobre temas para postagem.
Obrigado.
–
Convite:
Se ainda não conhece, clique no link e visite meu canal no You Tube.