Segunda, 02 (Dia 275 – 2023)
Olá, pessoal
Sempre há momentos na vida, em especial na adolescência, mas não necessariamente só naquela fase da vida, em que temos que lidar com a pressão de amigos e colegas. Você já foi a uma festa e decidiu que não iria beber álcool nem usar drogas, mas quando chegou lá com seus amigos, de alguma forma foi convencido a usar? Ao definir uma meta como essa para si mesmo, você deseja ter certeza de que poderá permanecer seguro e sóbrio.
Eu, Nilton Roberto, entendo que não é fácil dizer “não” quando você está sendo pressionado por seus amigos. Mas sempre consegui dizer não quando achava que devia, principalmente quando sabia que havia risco de alguma coisa eventualmente dar errada. Assim escapei de ser assaltado e assim era convidado a ir a lugares que serviriam bebida alcoólica, e era convidado porque as pessoas sabiam que eu permaneceria sóbrio.
Mas como é que se faz isso? Como é que se consegue evitar sucumbir à pressão do grupo e se manter firme?
Sugestões
Permita-se evitar pessoas ou situações que não pareçam certas e saia de uma situação que se torne desconfortável. Trabalhe para estabelecer limites, porque não há problema em fazer o que é melhor para você. Verifique você mesmo. Pergunte: “Como estou me sentindo em relação a isso?” “Isso parece certo para mim?“, e pense bem nas consequências. Reconheça dinâmicas prejudiciais.
Não é certo que outras pessoas pressionem ou induzam você a fazer coisas que não quer fazer, ou que outros façam ameaças se você não ceder. Também não é certo que outros zombem ou critiquem você por suas escolhas. Você pode pedir a outras pessoas que parem com esses comportamentos ou pode optar por evitar passar tempo com pessoas que agem dessa maneira. Pode escolher passar mais tempo com pessoas que respeitem suas decisões e não coloquem pressão injusta sobre você para se conformar.
Quando as pessoas ou situações que fazem você se sentir pressionado não forem evitáveis, tente a “tática do atraso“: dê a si mesmo tempo para pensar sobre sua decisão em vez de dar uma resposta imediata. “Deixe-me pensar sobre isso“. ou “Agora não, obrigado“. Quando não puder evitar ou atrasar uma situação de alta pressão, pratique dizer “Não, obrigado” ou apenas “Não”.
Mais Sugestões
Se dizer “não” lhe for desconfortável, pratique usar outras respostas, como “Hoje não”, “Talvez outra hora” ou “Obrigado, mas não posso”. Não há problema em usar uma desculpa. Se alguém lhe oferece uma bebida e você quer dizer não mas se sente estranho, pode dizer que precisa acordar cedo no dia seguinte. Leve consigo um amigo que possa apoiá-lo e diga-lhe quais são as suas intenções. Diga e ele, “Não quero beber esta noite, então se você me ver prestes a beber, lembre-me que eu queria ficar sóbrio”.
Defender os outros quando você os vê sendo pressionados pode ser uma forma eficaz de apoiá-los e enviar uma mensagem. Se você não se sentir confortável em confrontar diretamente a pessoa que está pressionando, tente distraí-la ou convidar a pessoa que está sendo pressionada a fazer outra coisa. Peça conselho ou apoio a um amigo, pai ou conselheiro, se precisar.
.
Acredito que algumas dessas ideias poderão ser úteis e na próxima vez que você sair com seus amigos, você será capaz de se manter firme no que diz respeito às suas escolhas sobre o uso de drogas e álcool.
E se gostou deste post, compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário e/ou dê sugestões sobre temas para postagem.
Obrigado.
–
Convite:
Se ainda não conhece, clique no link e visite meu canal no You Tube.