Segunda, 11 (Dia 254 – 2023)
Ei, você! Sim você!
Não há algo que você deveria estar fazendo agora? Eu sabia! Você está evitando escrever algo. Bem, guarde o aspirador, desligue a televisão e pense no que tenho a dizer. Hoje discutimos um problema importante que até os melhores escritores enfrentam: escrever quando não querem escrever. Vamos pensar em como se motivar antes mesmo de começar a escrever.
Primeiro, você deve considerar o ambiente em que está tentando escrever. Tem ruído muito alto? Existem pessoas lá que podem distraí-lo? Está ventando? Alguém está usando uma furadeira em um apartamento vizinho? Talvez deva ir para outro lugar, ou esperar o ruído passar. Você deseja ter o menor número possível de distrações e desculpas possíveis para não escrever. Pessoalmente, escrevo melhor em casa, no meu escritório.
Aqui, posso me concentrar no meu trabalho e ter acesso a todas as fontes de que preciso, apesar de todo barulho que vem da rua, de movimento de trânsito, que apresenta segundos de silêncio. No entanto, você não está limitado apenas a mudar de
local. Por exemplo, você pode querer pensar sobre a tecnologia que está usando. Se você sempre assiste filmes e navega nas
redes sociais em seu tablet, tente mudar para seu laptop ou vice-versa.
Você também pode considerar eliminar atividades improdutivas desligando seu Wi-Fi ou usando um aplicativo para bloquear o acesso a sites ou aplicativos que distraem. Eu evito distrações internas na pura força de vontade, e faço isso porque, para mim, até uma ida inocente ao You Tube pode se transformar em uma farra de videoclipes de uma hora. É importante lembrar, claro, que todos trabalham melhor em circunstâncias diferentes.
Esteja disposto a experimentar para encontrar a configuração que funciona melhor para você.
Agora, vamos nos concentrar nas maneiras pelas quais podemos mudar nossa percepção da tarefa em si. Primeiro, pergunte-se honestamente: meu assunto parece chato? Um tópico chato pode tornar uma tarefa difícil de escrita muito, mas muito mais difícil. Considere escrever sobre um tópico diferente, se puder, ou tente abordar o mesmo tópico de um novo ângulo que desperte seu interesse.
Se você é um estudante, e não um ancião blogueiro, como eu, pode descobrir que professores costumam ser mais flexíveis nos
tópicos das tarefas do que você imagina, especialmente se o seu tópico estiver intimamente relacionado e você for
apaixonado por ele. Também é possível que a obrigação da tarefa em si o esteja impedindo de começar. Considere entrar em contato com alguém como seu instrutor, ou algum colega, para esclarecer sobre o que você deveria escrever.
Se for alguém que ainda está pensando em começar a escrever, o que está esperando!? Você provavelmente tem alguma coisa que precisa fazer de forma escrita. Bote suas ideias na telinha, ou no papel, não importa.
–
Sempre que me vejo sem vontade de escrever em algum momento, meu pensamento de que desistir nunca foi uma opção.
–
E se gostou deste post, compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário e/ou dê sugestões sobre temas para postagem.
Obrigado.
–
Convite:
Se ainda não conhece, clique no link e visite meu canal no You Tube.