RSS

O Favorito

FALTA CONFIRMAR

Então temos neste domingo um GreNal que praticamente decide o primeiro semestre de Inter e Grêmio. É quando acontecera a avaliação definitiva dos trabalhos dos dois treinadores neste período. Olhando de fora, por tudo que aconteceu (deixando de lado as teorias, me agarrando aos fatos), não tenho a menor dúvida de que o Inter é favorito, e não é porque joga em casa.

Primeiro de tudo, o Colorado tem melhor plantel, tanto em quantidade quanto em qualidade. Tanto é verdade que o técnico Diego Aguirre tem inteira razão quando afirma que tem dois times. A estratégia adotada por ele, de botar todo mundo para jogar, deu confiança ao grupo todo, fez com que todos se empenhassem. Não importa quem entre, se reservas ou titulares. Os dois grupos têm problemas, os dois têm qualidades, e todo mundo que entrou mostrou serviço.

E mais uma vez tanto é verdade que um grupo levou o clube às finais do Gauchão e o outro terminou a primeira fase da Libertadores como líder da chave. E indo além: tenho escutado – e concordo com isso – que o Inter está pronto para incomodar no Campeonato Brasileiro.

Já o Grêmio tem sérios problemas, a começar exatamente pela carência de quantidade e qualidade do grupo. O grupo, além de pequeno, carece de qualidade. Esta é que é a verdade. Na parte da qualidade não faço em termos pontuais, falo em termos gerais.

Quando olha para o banco de reservas Felipão não encontra opções. Para o jogo decisivo ele não conta com Geromel, suspenso. No seu lugar entrará Erazo. Que tem os mesmos problemas que os titulares. Mas vamos combinar: Geromel e Rhodolfo, mesmo constituindo a melhor defesa do Brasileirão e a melhor deste Gauchão que termina, são jogadores de cintura dura, limitados tecnicamente, o que foi atestado pelo lance que gerou o cartão vermelho levado pelo Geromel no primeiro GreNal da decisão.

Para o drible de corpo que levou na jogada, não lhe restou alternativa a não ser derrubar o atacante, porque faltou mobilidade na cintura. E eu até acho que um zagueiro experiente deveria estar preparado para aquele tipo de jogada. Deveria prever a possibilidade e se antecipar, ou entrar de outra maneira, com o corpo já enquadrado. Um zagueiro experiente deveria até ser capaz de induzir um garoto a errar a jogada e assim desarmá-lo facilmente.

Bueno.

Na frente, Felipão dizia (e ainda diz) que o Yuri ainda não está preparado para começar como titular. Talvez não esteja, mas ele mesmo despreparado não pode ser pior do que o Braian. Não tem como ser pior do que o Braian. E a meu juízo falta ao Luan um maior sendo coletivo. Ele tenta resolver tudo sozinho. Prefere errar uma finalização do que passar a bola para um companheiro que tenha chance de acertar.

Vai mal o Grêmio, e por isso o Inter vai ser penta do Gauchão.

P.S..: E isso que não mencionei Fellipe Bastos, Douglas e Giuliano.


Your Comment