RSS

O Melhor Palavrão

Outro dia eu estava conversando com uma pessoa e a certa altura avisei que ia dizer um palavrão. Um palavrão tão apavorante que as pessoas têm medo de sequer pensar nele. A maioria das pessoas quando a escutam ficam arrepiadas. É tão grave que depois elas não conseguem lembrar que o escutaram. E foi exatamente isso que aconteceu com aquela pessoa, depois que eu o disse.

No dia seguinte ele (a pessoa é um homem) estava falando com outras pessoas que estavam conosco, e eu disse a ele que repetisse o que eu havia lhe dito no dia anterior. Ele não conseguiu.

A palavra é tão assustadora que deu um branco, depois de escutá-la o amigo puxou a cordinha imaginária do “clic” mental e desligou, apagou aquela parte da conversa. Eu tive que ir lá e repetir a palavra para que ele lembrasse e a curiosidade das outras pessoas fosse saciada. E o palavrão dito no dia anterior foi disciplina.

Agora aposto que você também sentiu uma sensação de ligeiro desconforto.

A disciplina é a base da repetição que é a base de tudo. Sem disciplina não se consegue nada. A pior parte para ela, entretanto, é que seu significado é completamente distorcido pelos anos de vivência na escola. Disciplina é ensinada como significado de subserviência a ordens que são dadas por outras pessoas.

No entanto, segundo uma definição dada por Bob Proctor (pesquise no You Tube), “disciplina é a habilidade de dar a si mesmo uma ordem, e cumpri-la“. Ou seja, você se ordena, e cumpre. Assim como a repetição, serve para tudo.

Aproveite mais uma edição dos Jogos Olímpicos e pense se aquelas pessoas que lá estão para competir, independentemente do fato de ganharem ou não ganharem medalhas, são ou não são pessoas disciplinadas. Para começo de conversa, se não o fossem, não estariam lá.

Ganhar ou não uma medalha faz parte do jogo da competição, mas foram a disciplina e a repetição (disciplina para repetir os treinos de novo, de novo e de novo) que as levaram a Tóquio.

Mais uma vez falando do que funciona para mim, é a disciplina pessoal que me leva a sair cedo da cama e/ou praticar algum tipo de exercício físico todos os dias, porque eu não quero ser mais uma daquelas pessoas que vão ter que arrumar tempo para visitar o médico depois de passarem a vida toda alegando falta de tempo para cuidar da saúde.

Disciplina é, sim, um palavrão, mas é dos mais úteis na vida. Quando você vai começar a se disciplinar?


Your Comment