Segunda, 23
Faz muito tempo que não assisto novelas. Já fui muito noveleiro, barbaridade. Até onde me lembro, nas novelas as pessoas ricas eram retratadas como desonestas, desleais, imorais, e por aí vai. Tudo que a maioria das pessoas normais não quer ser. Nas novelas, os mocinhos e mocinhas, os exemplos a serem seguidos, sempre eram os pobres, os que não tinham nada e levavam uma vida de dificuldades. Estes eram honestos, leais, e levavam uma vida de valores elevados.
Será que era por isso que eu via tanta novela? Porque me identificava com os mocinhos?
Por causa do evento da tv fechada, parei de acompanhar novelas e passei a acompanhar séries. Digamos assim, que a influência do tempo passado diante da tv continuou a mesma, só que nem todas as séries tratam de problemas entre ricos e pobres. Agora os problemas eram sempre entre os ricos e a polícia, ou entre os ricos e a receita federal. Ou seja, os ricos continuaram sendo sempre os desonestos, corruptos, desleais, etc.
COMO a GENTE se VÊ
A riqueza nunca é mostrada como algo a que a pessoa pode chegar com seu trabalho honesto, dedicado e bem feito. Se você é rico, ou passou por cima de alguém, ou roubou de alguém. Nunca, repito, nunca é porque você trabalhou duro, contribuiu de alguma forma para o bem da Humanidade ou ajudou outras pessoas a também enriquecerem. O que será que alguém como Bill Gates, por exemplo, pensa disso?
Seja por motivos de herança, por ganhar algum prêmio de loteria, ou por ter contribuído para o bem da Humanidade, a grande verdade é que o dinheiro não muda a pessoa, ele apenas faz aflorar aquilo que a pessoa já é. O que já está dentro dela é potencializado pela chegada da abundância de dinheiro. E o que as pessoas geralmente têm por dentro é o medo da pobreza. É isso que muda. Novelas, séries e filmes, as igrejas, e até mesmo a política, ensinam a ter medo da riqueza.
Mas quando o dinheiro chega, é o medo da pobreza que fala mais alto. Tenho convicção de que se tivéssemos mais educação financeira este medo poderia ser completamente exterminado.
–
Se você acha que gostaria de saber mais sobre educação financeira, clique no link.
Convite:
Se ainda não conhece, visite meu canal no You Tube clicando no link.