RSS

- O DESAFIO da LEITURA

Quando Não Gostam de Você

Dia 118 – 2022

Quinta

Você sabe que nem todo mundo vai gostar de você. Nem todo mundo vai te aceitar ou te apreciar. Na verdade haverão muitos que não vão gostar de você, que vão te julgar, lhe criticar, e isso é do jeito que é. Você não pode agradar a todos.

Agora, certamente devemos ser atenciosos com os outros; devemos ser respeitosos e devemos estar atentos ao nosso próprio comportamento e se alguém nos criticar pode valer a pena refletir sobre isso para ver se talvez haja algo com que podemos precisar lidar em nosso comportamento. Mas mesmo que você seja a pessoa mais gentil e mais respeitosa do planeta, simplesmente haverá aqueles que encontrarão todos os tipos de razões para não gostar de você e você apenas tem que aceitar que isso aconteça.

Um conselho realmente poderoso é simplesmente permitir aos outros a liberdade de não gostar de você. Permitir a eles a liberdade de discordar de você, julgar você, pensar menos de você. Afinal, todos têm direito à sua opinião, mesmo que essa opinião seja totalmente infundada, mas ao permitir que eles não gostem de você, o que está realmente fazendo é reconhecer que eles não precisam de sua permissão, eles farão isso, quer você permita ou não.

E o que você está realmente fazendo é deixar de lado a necessidade de controlar o que os outros pensam, porque você não pode controlar. Se alguém não aprova você do jeito que você é, talvez você possa tentar mudar algum aspecto de si mesmo para ganhar a aprovação deles, mas as chances são de que eles vão encontrar outra coisa para criticar, porque é exatamente isso que eles fazem. Eles gostam de criticar.

Então não importa o que você faça, eles provavelmente vão encontrar algo para criticar. Esqueça, e mesmo se você conseguir a aprovação deles, vai aparecer outra pessoa que não o aprova e você nunca vai agradar a todos. Então apenas permita que os outros tenham suas opiniões. Você não tem que concordar com eles; você não tem que aceitar o que eles dizem. Tudo o que você está fazendo é reconhecer que eles têm o direito de pensar o que quiserem pensar.

Tudo o que você está fazendo é respeitar essa liberdade e é uma coisa muito libertadora quando você começa a fazer isso. Quando você desiste de ter a aprovação dos outros ou precisa controlar o que os outros pensam de você, você encontra sua própria liberdade nisso, e o que você também descobre é que a maioria das pessoas que não gostam de você está realmente lutando para gostar de si mesmas.

Elas podem ser profundamente infelizes e amargas, mas assim que você deixar de lado a necessidade delas gostarem de você você encontra um certo nível de paz e eles podem dizer o que quiserem. Isso afeta apenas a eles. Não precisa afetar você de forma alguma. Você apenas continua com sua vida fazendo o que faz e não é incomodado com isso. O importante é se você gosta ou não de você; se você se aceita ou não, se você se valoriza ou não, e nada disso deve depender do que os outros pensam.

Você tem que ver isso por si mesmo, e quando o faz você para de se importar com o que as outras pessoas pensam. A vida fica muito mais agradável assim. Você se torna livre para fazer muito mais, para fazer o que você se sente apaixonado e inspirado a fazer para compartilhar seus dons, sua criatividade, sua compaixão. Perde quem não aprecia que isso é seu. Deixe eles se preocuparem com isso.

Se este conteúdo fez sentido para você, compartilhe com seus amigos, deixe seus comentários. Se quiser, sugira alguma pauta de assunto. Como sugestão de leitura, recomento o livro A Coragem de Não agradar, de Ichiro Kishimi e Fumitake Koga”, disponível na Amazon.

Leia a sinopse. 

Obrigado.


Your Comment