Domingo, 05 (georgia)
Como já ficou claro, minhas postagens aqui são sincronizadas com as postagens no You Tube. Lá, tenho sempre publicações agendadas com bastante antecedência. Escrevendo assim parece muito fácil fazer isso, de adiantar postagens, mas não é, não. Assim como descrevi o trabalho que dá para fazer isso aqui, para o tipo de postagem que faço lá o trabalho é bem maior. A parte boa é que sempre levo tudo isso na brincadeira, e tenho as minhas metodologias para fazer tudo.
A primeira coisa a fazer é puxar as imagens que vão para o post do You Tube. Todas elas são minhas, estão numa pasta que já teve perto de vinte mil, e apesar de já ter quase 300 vídeos publicados, e em cada um deles vai uma boa quantidade de fotos, ainda tenho mais de 12.000 a serem publicadas. Cada conjunto de imagens é de um dia específico, mesma data, em anos diferentes. Então vou lá e seleciono, por exemplo, o dia 05 de março num período entre 2016 e 2020.
Este grupo de imagens é baixado no Movie Maker. Eu o identifico na abertura da postagem, escolho as cores que quero como plano de fundo, o tamanho dos caracteres nas legendas e vou colocando os anos de cada grupo dentro do conjunto, terminando com um convite para visitarem este blogue e para ativar as notificações do You Tube, e também para que as pessoas se inscrevam no canal (aquelas recomendações todas que é costume fazer). Tenho costume de deixar de 15 a 20 montagens prontas com pelo menos esta parte.
Linha de Montagem (helvetica)
Depois de estar com um bom número de rascunhos fotográficos prontos, chega a hora de fazer as capinhas de cada conjunto no Canva. Depois de publicadas parece fácil, mas demora para fazer, porque sou meio perfeccionista, então fico escolhendo, escolhendo, ajeitando, modificando, até ficarem do jeito que eu quero. Faltou dizer, quanto ao primeiro procedimento, que em geral faço três rascunhos por dia, em média. Assim como faço pelo menos três capinhas em média por dia, aproveitando a primeira hora depois que saio da esteira, e também durante o Sala de Redação. Depois eu explico, para quem não conhece.
Então, fico com rascunhos semi prontos, com as fotos datadas e as chamadas feitas, e com as capinhas prontas. Cada um dos dois procedimentos para cada conjunto de imagens fica arquivado em uma pasta diferente. Quando já estou com um bom número de rascunhos nesta situação chega a hora de colocar as músicas em cada conjunto. Esta é uma outra fase bastante complicada. Tenho um banco de dados já puxado do You Tube com mais de 500 músicas, mas sempre estou baixando mais, porque tenho bastante resistência a repetir.
O Mais Complicado (helvetica)
A escolha de músicas para colocar nas postagens é de longe a parte mais demorada. Numa postagem de 4 minutos posso levar até meia-hora para escolher duas músicas pequenas, apenas porque não quero repetir e é preciso manter um padrão. Agora já venho misturando inéditas com outras já utilizadas pelo menos uma vez, e sempre fica registrado quando uma música foi utilizada, para eu saber.
Com esta parte pronta, daí vou para o You Tube Studio e junto tudo, o post com as imagens e a música, adiciono a capa, adiciono outras chamadas e faço a programação. Nem preciso dizer que para fazer tudo isso é preciso, além de método, disciplina. (georgia).
–
Se quiser saber mais sobre como desenvolver a disciplina, clique no link. (arial).
Se achar que seja importante e este post fez algum sentido para você, compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário e/ou dê sugestões sobre temas para postagem.
Obrigado.
–
Convite:
Se ainda não conhece, clique no link e visite meu canal no You Tube. (tahoma)
.