Segunda, 09
Uma coisa que tenho por costume desde muito tempo, a respeito de administração de casa, é nunca estar com nada “pela hora da morte“, ou seja, tanto quanto possível (e a memória ajude, na hora de ir às compras), de tudo há que se ter algum estoque mínimo, para que ninguém tenha que sair de casa às pressas para comprar, ou de modo a que não se tenha que perder tempo andando pela casa para encontrar.
O exemplo clássico são as vassouras e rodos espalhados pela casa em pontos estratégicos, alguns escondidos, claro, mas se a gente precisar de uma delas num quarto não é preciso ir até a área de serviço pegar. Outro exemplo são as toalhas e os panos de prato. Não cabem todas as peças nos respectivos lugares. Então há panos de prato na gaveta, pendurados na cozinha para uso, pendurados na corda depois de lavados, dentro do cesto de lixo, para lavar, etc. Processo semelhante se dá com as toalhas.
NÃO É SEMPRE, MAS…
O mesmo se dá com a parte da alimentação, e uma das coisas que sempre temos em estoque é leite longa vida. Dependendo da época de ofertas, algumas vezes temos muito estoque de leite. Não se perde uma boa oferta de um produto que ainda estará dentro do prazo de validade daqui a três ou quatro meses, às vezes até mais. De minha parte, acredito que ter um estoque mínimo, além da razão lá em cima citada, ajuda a economizar tempo e dinheiro. Vai-se menos ao mercado.
Bom. Então aconteceu que uma caixa de leite longa vida que fui usar anteontem, para fazer meu café da manhã, com bastante prazo de validade, e de uma marca que eu confio, estava totalmente talhado, o que só fui perceber, claro, quando despejei o conteúdo na xícara. Menos mal que meu reflexo de parar foi imediato, o que não prejudicou o conteúdo que já estava no recipiente.
Não vou dar o nome da marca, a menos que torne a acontecer com este lote que tenho em casa. Fica o alerta para que sempre se tenha cuidado com o leite longe vida, por mais que haja informação de bom prazo de validade, independente da marca.
–
Se for do seu interesse ter mais dicas sobre administração doméstica, clique no link.
–
Convite:
Se ainda não conhece, visite meu canal no You Tube clicando aqui.