RSS

- O DESAFIO da LEITURA

Tem Alguém Reclamando, Aí?

Dia 121 – 2022 / Semana 18

Domingo

E se FOR VOCÊ?

Bueno.

Como reclamar afeta o cérebro e a saúde geral? Embora possamos pensar que é bom desabafar reclamações, Há diversos efeitos ruins associados a elas.

Em primeiro lugar, quais aspectos da vida fazem as pessoas quererem reclamar? Após alguma recente eleição presidencial muitas pessoas reclamam, independentemente de sua persuasão política. Temperaturas frias devido a invernos, gelo e neve, também estão no topo da lista de coisas que desagradam as pessoas.

Mas isso é apenas o começo.

Muitos de nós temos o hábito de fazer reclamações sobre tudo, desde dias de cabelo ruim até relacionamentos problemáticos. Mesmo quando a vida está indo bem, muitas vezes é ignorado o positivo e somos alardeados sobre um espinho entre as rosas. Por que reclamar não é benéfico?

Pesquisas demonstram que isso reconecta nosso cérebro para a negatividade. O cérebro foi projetado para funcionar de forma eficiente, o que significa que quando repetimos um pensamento, negativo ou positivo, as células nervosas formam uma ponte entre si para agilizar a passagem da informação. Explica por que certos padrões de pensamento rapidamente se tornam hábitos arraigados.

No entanto, os efeitos prejudiciais não param por aí.

Reclamar faz com que o hipocampo, que desempenha um papel vital na resolução de problemas e outras funções cognitivas, encolha. O corpo produz cortisol quando nos deparamos com algum perigo. Uma resposta que é essencial para a sobrevivência. No entanto, constantemente ter um alto nível de cortisol resulta em pressão alta, açúcar elevado no sangue e efeitos imunológicos prejudicados que podem eventualmente causar obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.

Os efeitos de nossas reclamações não se limitam apenas a nós mesmos. Eles também envolvem aqueles ao nosso redor.

As pessoas tendem a espelhar o humor daqueles ao seu redor, então devemos ser cautelosos ao reclamar constantemente quando estamos perto de nossos amigos. A melhor maneira de lidar com a negatividade constante é desenvolver um sentimento de gratidão. Assim como a reclamação é um veneno, a gratidão é um remédio. Pesquisas mostram que a gratidão diminui os níveis de cortisol em 23%, além de reduzir a pressão arterial e o colesterol.

Também diminui a fadiga e a depressão. A gratidão é o antídoto perfeito para a reclamação, comportamento que rouba nosso poder cerebral, felicidade e bem-estar físico.  Então, o que você observa sobre os efeitos da reclamação em sua própria vida ou na vida dos outros? Você já notou algum efeito positivo quando você é grato por algo?

Sinta-se à vontade para compartilhar seus pensamentos nos comentários aqui ao lado, se você gostar deste post. Compartilhe com seus amigos, dê sugestões sobre temas para postagem.

Obrigado.


Your Comment