Sexta, 22 (Dia 265 – 2023)
aquela que quase toda criança a partir dos quatro, cinco anos, corre o risco de escutar: “O que você vai ser quando crescer?“, invariavelmente feita por algum adulto, e 100% das vezes feita por um adulto sem noção. Até hoje nunca fiz tal pergunta para nenhuma criança (nem pretendo fazer), mas muitas vezes a escutei, quando era minha vez de ser uma delas, e também escutei muitos adultos sem noção fazerem-na a crianças próximas.
Por motivo de respeito, medo, ou simples desconhecimento sobre o assunto, crianças geralmente mencionam alguma coisa parecida com o que gostam de ver na televisão, ou escutam os pais falarem, ou pensam em imitar as profissões dos pais (como se quaisquer das opções fosse uma boa coisa), mas o pior é que elas sentem que precisam dar alguma resposta ao questionamento.
Em outros tempos as sugestões a seguir seriam vistas como uma grande falta de educação, uma vergonha para os pais, mas nos dias atuais, se eu fosse criança, poderia dar uma das seguintes respostas:
“Um adulto.“
“Um adulto que nunca faria esta pergunta.“
“Alguém que sabe que perguntar isso é burrice.” (para não dizer idiotice).
“Um adulto que sabe que esta pergunta não se faz.“
“Qualquer coisa, menos um adulto sem noção.“
“Nunca pensei sobre isso” (ou é cedo demais para pensar nisso).
E a máxima resposta:
“O que você vai ser quando crescer?“.
–
Particularmente, já tendo passado por isso estando nos dois lados, acredito que seja um dever dos pais proteger as crianças de serem confrontadas com expectativas irrealistas.
–
E se gostou deste post, compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário e/ou dê sugestões sobre temas para postagem.
Obrigado.
–
Convite:
Se ainda não conhece, clique no link e visite meu canal no You Tube.