RSS

- O DESAFIO da LEITURA

Uma Queda de Braço Silenciosa

Dia 128 – 2022 / Semana 19

Domingo

COMO VOCÊ se VÊ vs. COMO os OUTROS o VÊEM

Quão confiante você diria que está, bem agora? E aqui está uma segunda pergunta: quão confiante você diria que parece?

A confiança é uma habilidade incrivelmente importante, porque no trabalho as pessoas que parecem mais confiantes também são percebidas como mais competentes. É mais provável de ser notado e considerado para oportunidades de promoção ou liderança, Mas a coisa com confiança é que não é apenas como você se sente, Na verdade, uma grande parte disso é também como você se parece e como você aparece para os outros e é por isso que existe a segunda pergunta.

Você vê algumas pessoas dizerem que confiança é algo com o qual você nasceu, ou então não tem, mas isso não é verdade. Confiança é uma habilidade que pode ser aprendida e uma parte da equação é o quão confiante você realmente se sente. Estudos mostram que a confiança aumenta a produtividade e incentiva a tomada de riscos essenciais para o avanço na carreira, por exemplo.

Eu acredito que isso pode fazer a diferença na vida, e é onde entra a segunda parte da equação.

Não se trata apenas de quão confiante você se sente. Claro que sentir-se confiante é bem importante, mas também é importante o quão confiante você parece. De fato, parecer confiante é provavelmente ainda mais importante do que se sentir, porque você pode sentir toda o confiança no mundo, mas se é uma pessoa naturalmente de fala mansa e reservada, infelizmente não vai projetar a confiança necessária para que seja notado.

Autoconfiança tem muito a ver com a postura. Quando está se sentindo inseguro seu corpo naturalmente assume uma posição de baixa potência. Você se sente encolher e o seu corpo também, por isso a primeira dica que é sempre dada, mas que vale a pena repetir, é certificar-se de que tem uma postura alta e poderosa.

Imagine que há uma corda presa ao centro de sua cabeça e alguém está puxando para cima. Isso pode inicialmente parecer um pouco estranho se você passa a maior parte de seus dias encurvado atrás de um computador ou em seu telefone, mas você se acostuma com a prática. Levante o queixo e olhe para frente, fazendo um esforço consciente para manter o olhar na frenteIsso projeta instantaneamente autoconfiança.

A linguagem corporal fechada, como se curvar e abaixar a cabeça faz você se sentir menos poderoso. As sugestões do parágrafo anterior fazem o oposto e fazem você exalar confiança, autoridade e equilíbrio. É realmente muito bom para o seu corpo, também, sorrir mais. Sorrir pode torná-lo mais feliz e imediatamente elevar seu humor, porque cada vez que você sorri seu cérebro joga uma pequena festa de bem-estar.

Sorrir na verdade ativa os músculos do seu rosto que dizem ao seu cérebro para liberar hormônios da felicidade. Sorrir não só torna a sua voz mais agradável de ouvir. Também transmite confiança. Você irá parecer amigável, acessível e disposto a falar devagar e claramente. Quando as pessoas se sentem nervosas ou quando estão sob algum tipo de pressão, como fazer uma apresentação importante no trabalho, elas costumam acelerar o ritmo com que falam.

Você pode já notou isso em si mesmo?

Quando fala rápido, isso reflete sentimentos nervosos de insegurança e às vezes uma falta de autocontrole. Então, falando de maneira controlada e relaxada, e estrategicamente usando pausas quando apropriado, certifique-se de que as pessoas o vejam como confiante. Continue com o que você está dizendo e ande com confiança. Sua caminhada pode realmente projetar confiança. O jeito como as pessoas andam é baseado em suas emoções, e isso também molda como elas são vistos por outros.

Andar mais rápido leva a uma percepção de status mais alto, portanto, se você anda devagar ou sua escolha de calçado ou roupa não permite que você ande com propósito e ritmo, talvez valha a pena tentar algo diferente, para ver se dá para ter mais liberdade na forma como você se move.

Outro ponto para estar ciente aqui é que as mulheres geralmente tendem a dar passos menores do que os homens, em parte porque muitas vezes são fisicamente menores, mas também é apenas algo que elas tendem a fazer. Passos um pouco mais longos mostram que você tem um propósito e sabe para onde está indo, o que projeta confiança. Isso não significa dar passos tão largos que você pareça ridículo, mas apenas alterar sua caminhada sutilmente pode ter um impacto muito grande.

Também há a questão do contato visual.

O contato visual é um grande, talvez o maior indicador de confiança. Ele estabelece uma ligação. Mostra sinceridade. Projeta a auto-estima. Assertividade e confiança combinados também podem lhe fazer parecer mais simpático, mais atraente, mais atento, confiável e memorável. Em ambientes de trabalho, se for o caso, certifique-se de usar o contato visual de maneira eficaz.

Ele tem uma enorme quantidade de poder e, se você estiver usando uma configuração virtual como a gravação de um vídeo para o You Tube, poe exemplo, isso significa apenas olhar diretamente para a câmera quando você está falando para aqueles que estão assistindo e ouvindo você. Parecerá que você está fazendo contato visual direto.

Estas são algumas estratégias para fazer você parecer mais confiante que, em última análise, também poderão aumentar o quão competente você parecerá aos demais.

Para mais dicas sobre linguagem corporal e autoconfiança, clique aqui.

E se este post fez algum sentido para você, compartilhe-o com seus amigos, convide-os a visitarem. Deixe seus comentários e sugestões para temas. 

Obrigado.


Your Comment