Quinta, 12
Ontem eu finalmente consegui contato com o suporte dos desenvolvedores de uma ferramenta que me ajuda bastante aqui no blogue, e que é um plugin pago. O problema parece ser de difícil solução, porque eles tiveram que acionar o programador da empresa. Importante, para mim, é que o processo para a resolução da questão já está encaminhado e em andamento. O que ainda me causa um certo problema é a lentidão deste PC em que escrevo, que é um Dell, mas parece que não.
A lentidão do computador me causa alguns atrasos, apesar de que depois, quando ele “esquenta”, digamos assim, melhora bastante, porém nunca se sabe quando o moço vai simplesmente travar, o que também acontece bastante. Enquanto ele demora para carregar, tenho aqui ao meu lado uma pilha de livros, que estou lendo (alguns pela primeira vez, enquanto outros são releitura; muitos que são de primeira vez imediatamente entrarão para releitura), o que ajuda a esperar.
RELER é REENERGIZAR
Na maioria dos casos de releitura eu encontro motivos para fazer mais pinturas de trechos (para quem não sabe, tenho costume de ler usando canetas marca-texto, e vou destacando trechos que me chamam mais atenção; praticamente nenhum livro chega ao final sem que eu tenha destacado alguma coisa), e isso reforça aquela noção de que quando se relê um bom livro sempre encontra algo que não estava lá na primeira vez, e não é porque o livro mudou, mas a pessoa mudou.
Acreditem ou não, há livros em que o hábito da releitura está chegando na décima vez e eu ainda encontro coisas para pintar e me pego pensando “como é que não vi isso antes?“. A analogia é quase como a música, que quando a gente quer aprender a cantar, ou acompanhar, escutamos de novo, de novo e de novo, até que ela comece a fazer parte de nós. A repetição é a alma do aprendizado. Eu diria que a releitura é a alma da sabedoria.
–
Para dicas sobre o hábito de ler, e principalmente, para quem não gosta de ler mais de uma vez o mesmo livro, clique aqui.
Convite:
Se ainda não conhece, visite meu canal no You Tube clicando aqui.