Quinta, 18 (Dia 138 – 2023)
O viés conservador corresponde à relutância que as pessoas têm quando precisam revisar suas crenças quando são apresentadas a novas evidências. Um exemplo histórico dado em aulas em todo o mundo é o caso de um médico chamado Semmelweis, que deu seu nome ao que chamamos de reflexo de Semmelweis, que também costuma ser usado para se referir ao viés do conservadorismo.
Basicamente, Semmelweis era um médico que investigava as razões pelas quais as taxas de mortalidade eram tão altas para mulheres que davam à luz no hospital. Ele descobriu que se um médico fosse diretamente da mesa de dissecação onde estavam as mãos em um cadáver para a sala de parto sem lavar as mãos, as chances de a mulher morrer eram significativamente maiores.
Ele descobriu que as mãos podem conter germes e sugeriu que lavar as mãos deveria ser uma etapa obrigatória para os
médicos antes de entrar na sala de parto. Bem, adivinhe como sua descoberta foi recebida por seus colegas apesar do fato de que ele tinha dados para apoiar sua afirmação. Com ceticismo, é claro. Esses médicos se consideravam cavalheiros e tiveram dificuldade em revisar a crença de que, como cavalheiros, suas mãos podiam transmitir doenças.
Por Que é Preciso Ter a Mente Aberta
No final, a comunidade médica entendeu, mas à custa de sabe-se lá quantas vidas. A propósito, Semmelweis foi trancado em um asilo por suas ideias malucas e presumivelmente assassinado lá. Outro exemplo importante, porque é 100% de interpretação de dados, vem do campo da astronomia. No século 16, a religião e as crenças antigas tiveram uma influência tão forte que as falhas da época nos forneceram magníficos exemplos de viés conservador.
Acho que todos vocês sabem que a Terra gira em torno do Sol e que devemos esse sistema heliocêntrico a Copérnico. O que é menos conhecido é o outro sistema que era, na época, uma explicação concorrente: o sistema geocêntrico de Tycho Brahe. Este astrônomo coletou quantidades enormes de dados sobre a posição do planeta. Ele tinha mais ou menos os mesmos dados de Copérnico, mas o sistema heliocêntrico era contraditório com a filosofia do sistema ptolomaico da época, onde a Terra estava
no centro do universo.
Portanto, a necessidade de respeitar a moral da época influenciou muito sua interpretação dos dados. Adivinha quem é o mais famoso agora: Brahe com seu sistema geocêntrico ou Copérnico? A mensagem principal é que você deve ter cuidado ao se deparar com novas evidências. Você deve examiná-los cuidadosamente antes de derrubar teorias bem estabelecidas. No entanto, você deve sempre se perguntar se não está sofrendo de viés conservador e se apegando a velhas crenças.
–
Para maiores informações sobre a relação entre viés de conservadorismo e sistema de crenças, clique no link.
=
Se achar que seja importante e este post fez algum sentido para você, compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário e/ou dê sugestões sobre temas para postagem.
Obrigado.
–
Convite:
Se ainda não conhece, clique no link e visite meu canal no You Tube.