Sexta
Como Aproveitar ao Máximo seus Modelos e Inspirações
A maioria de nós tem algum tipo de modelo e, em muitos casos, citamos nossos pais como inspiradores para nosso crescimento. Efetivamente, as pessoas que nos criam e os adultos ao nosso redor nos fornecerão um plano para
uma vida adulta bem-sucedida, e isso, por sua vez, nos ajuda a tomar decisões sobre quem queremos ser e o que queremos aspirar.
Mas além disso, podemos ter outras figuras inspiradoras em nossas vidas. Podemos encontrar modelos em celebridades ou até mesmo personagens fictícios. Talvez você aspire ser como Barack Obama. Talvez você sempre tenha se considerado
recatado e multi talentoso como Nicole Kidman. Talvez você seja um corredor rápido como Sonic The Hedgehog. Não escondo de ninguém que meu principal modelo e inspiração foi o Dr. Wayne Dyer, e antes dele foi o professor do Reino Unido Alexander Sutherland Neill (17.10.1883 – 23.09.1973), em quem me inspirei para criar meus filhos.
Onde quer que você encontre sua inspiração, os modelos podem ser uma força para um grande bem, mas também potencialmente prejudiciais. Continue lendo e veremos algumas dicas para ajudar a garantir que eles se encaixem firmemente no antigo campo.
Ninguém é Perfeito
A primeira coisa a perceber é o que diz o título acima. Inspirar-se em alguém é uma coisa, mas a adoração de heróis é exatamente o oposto. O importante aqui é que você reconheça as limitações do ídolo escolhido e não o coloque em um pedestal. Não seja cego para suas falhas, imite aspectos de seu caráter, mas seja sábio o suficiente para aprender com seus erros.
Se seu herói pessoal é Arnold Schwarzenegger, não veja isso como uma licença para dormir com sua empregada e ser pai de filhos ilegítimos. Emule apenas seu charme, carisma e impulso empreendedor. Por esse motivo também é uma boa ideia ter mais de um modelo e emprestar aspectos de cada um deles enquanto injeta algo exclusivamente seu. Não compare os modelos e muito menos se compare com eles.
É sempre uma outra coisa a se evitar: comparar-se com os outros. Modelos podem ajudar a nos dar visão e inspiração, mas em alguns casos também podem prejudicar nossa autoestima se compararmos nosso sucesso com o deles diretamente. Tente procurar modelos que tenham um tipo de corpo semelhante ou que trabalhem no mesmo setor. Dessa forma, você descobrirá que há muito mais para aprender com eles e pode imitá-los mais de perto.
Finalmente, seja você mesmo! Lembre-se, em algum lugar lá fora há alguém que considera você como seu modelo. Portanto, certifique-se de reconhecer a inspiração que você já é.
–
Para ter mais certeza e noção da inspiração que você já é, ou se não não tem certeza nem noção, mas gostaria de averiguar, clique aqui.
E se este post fez algum sentido para você, compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário e/ou dê sugestões sobre temas para postagem.
Obrigado.